A Fundação Inova Prudente sedia até esta quarta-feira (14/03), sempre das 18h às 22h, a Oficina ‘Transforme sua Ideia em Modelo de Negócios’, promovida pela BPW/PP (Business Professionais Women) – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Presidente Prudente.

A atividade, que teve início nesta segunda-feira (12), é ministrada por Paulo Carneiro. Ao longo dos três dias, ele explanará sobre os nove blocos do Canvas, sendo eles: Segmentos de Clientes, Proposições de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parcerias-Chave e Estrutura de Custos.

De acordo com Paulo, com o Canvas é possível aplicar uma ideia de forma ágil, prática e que toda equipe da empresa tenha condição de contribuir. “É uma forma com que se chegue a uma solução de maneira ágil e prática para colocá-la no mercado rapidamente. Ele possibilita sintetizar todas as ideias de forma com que será possível depurar isso para permanecer as aplicações mais viáveis, o que facilita no final”, explica.

Ele diz ainda que nos três dias dará para aprender bastante sobre o Canvas. No primeiro dia serão tiradas as dúvidas sobre aplicações; no segundo haverá prática; e no terceiro a intenção é que as participantes apresentem um pouco do resultado, como cada uma aplicou a ideia. “O Canvas é muito mais simples do que se imagina. Vamos mostrar a simplicidade e a funcionalidade”, relata.

Antes de dar início à oficina, a primeira vice-presidente da BPW/PP, Vânia Silva, explanou sobre o perfil do empreendedor digital no Brasil. Segundo dados apresentados por ela, 35% dos empreendedores do mundo digital do país são jovens. Deste número, 75% são homens e 25% são mulheres. “Precisamos avançar, mostrar qual o perfil do empreendedor digital. Há uma movimentação grande para trazer a mulher para o mundo digital”, pontua.

Essa movimentação citada por Vânia é incansavelmente feita pela BPW. Conforme a presidente da associação prudentina, Karina Peres, o ‘6º Março é Mulher – Mulheres Transformando o Mundo’ é um projeto da BPW Nacional e ocorre todos os anos. Mais que comemorar o mês alusivo às mulheres, a intenção é “mostrar que elas têm poder, empoderá-las no sentido de que saibam que podem ter o próprio negócio e desempenhar as funções dentro da sociedade”.

“Muitas associadas já têm o próprio negócio ou são profissionais. A ideia é despertar e capacitar para que talvez vejam seu empreendimento de forma diferente, a terem outras ideias, enfim. A oficina, que é voltada para as associadas e a sociedade em geral, vem apresentar um planejamento estratégico”, finaliza Karina.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação