O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou nesta segunda-feira (12/03) os primeiros casos positivos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) referentes a 2018 em Presidente Prudente. Foram 15 casos, sendo 14 contraídos no próprio município (autóctones) e um é importado.

Em relação aos casos positivos foram quatro positivos localizados na Vila Real e um caso em casa um dos bairros: Jardim Estoril; Jardim Guanabara; Mário Amato; Residencial Universitário; Residencial Jardins; Jardim Aquinópolis; Cecap; Jardim Cobral; Parque Jabaquara e Residencial Francisco Belo Galindo.

O CCZ também informa que já está agendado um plantão neste sábado (17/03) das 8h às 16h, na região leste de Prudente. Em continuidade as ações de chipagem e coleta se sangue para verificação de LVC.

O plantão será na Rua Manoel Nunes Bitencort, próximo à subestação da Energisa. A orientação do CCZ é para que levem os cães com guias e coleiras.

A respeito dos cuidados o CCZ orienta a população a tomar medidas simples para combater a disseminação da doença como cuidar do quintal, para evitar que o mosquito se prolifere.

O CCZ alerta que o ambiente com sujeira restos de materiais em decomposição como folhas, fezes de animais é propício para a proliferação da leishmaniose.

Vale lembrar que o CCZ encerrou o ano de 2017 com 468 casos positivos de Leishmaniose Visceral Canina.

Os dados referentes aos novos casos de leishmaniose estão atualizados no site: http://www.prudentedigital.com.br/leishmaniose

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação