A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta terça-feira (20), o primeiro levantamento rápido de 2018 da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti - Índice de Breteau (IB) em Presidente Prudente. A medição define a quantidade de larvas do mosquito em fase de desenvolvimento.

Foram pesquisados 5210 imóveis em todas as áreas da cidade. Em Prudente, o Índice de Breteau ficou em 8,5, o que coloca o município, em risco de surto de dengue. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2018. Já que o próximo IB deste ano deverá ocorrerá em meados de julho/agosto.

Já o Índice de Infestação Predial (IPP) ficou em 5,5. Este indicador, que é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de endereços pesquisados, para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, o resultado ficou bem acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1 (um). O índice menor que menor que 1 é considerado “tolerável”, de 1 a 3,9 é considerado “situação de alerta”, e superior a 4 é “risco de surto”.

De acordo com a supervisora, a área que teve maior índice continua sendo a área 4 da cidade, com IB 15,07 e IP 10,67. A região compreende bairros da zona leste da cidade, como Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica, entre outros.

Como medida para conter a situação, a Vigilância Epidemiológica e Defesa Civil iniciaram no dia 5 de fevereiro, a Campanha “Na luta contra o mosquito, todos somos soldados", com intensificação nas atividades de casa a casa, orientação à população com entrega de panfletos, entre outros.

Na área 4, onde o índice de infestação larvária ficou mais alto foram intensificadas ações com mutirões de limpeza, com apoio de folhetos, cartazes, e sacos de lixo para recolhimento de recipientes, que possam acumular água, além do auxilio de caminhões para retirada de inservíveis,.

A campanha segue até o dia 24 de fevereiro, com diversas ações, como limpeza social, orientações com apoio de folhetos, cartazes, e sacos de lixo para recolhimento de recipientes que possam acumular água.