Atendendo ao chamado da equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), moradores dos bairros Cambuci, José Rotta e Jardim Paraíso depositaram em suas calçadas uma série de materiais inservíveis e que poderiam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta quarta-feira (07/02), dois caminhões da Prefeitura passaram pelos bairros para recolher os entulhos.

A zona leste da cidade (inserida na área 4) está entre os mais críticos com relação à incidência de larvas do mosquito transmissor da dengue e outras doenças, por isso, as ações foram iniciadas naqueles bairros. De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, outras regiões da cidade também receberão o mutirão de recolhimento, mas o roteiro e as datas ainda não foram definidos. “É importante lembrar que, alguns dias antes de passarmos com os caminhões, os agentes de controle de endemias vão de casa em casa orientando os moradores”, explica.

O morador do Cambuci, Carlos Ferreira da Silva, 35 anos, colaborou com o serviço da vigilância e, já na noite desta terça-feira (06/02), levou para a calçada diversos objetos acumulados em casa. “Depois que fechei meu estabelecimento comercial, trouxe para casa vários móveis, e muitos acabaram amontoados no quintal. Não via a hora de me livrar deles, até para evitar o risco de acumular água”, diz o morador.

A campanha de combate à dengue, promovida pelo Governo de Presidente Prudente, segue até o fim deste mês com uma série de ações, entre elas, dois “arrastões de limpeza” na área 4 (zona leste) da cidade, nos dias 17 e 24.