A primeira edição do Programa “Ambiente Móvel” no oeste paulista superou as expectativas de público, chegando à casa dos 500 participantes. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e foi realizado na manhã desta quarta-feira (31/01), no Centro Cultural Matarazzo.

O titular da pasta estadual, secretário Maurício Brusadin, conduziu a primeira parte do encontro e, em sua fala, expôs o principal o objetivo do evento, que é “permitir o acesso direto a diretores e representantes das mais diversas frentes de trabalho do sistema ambiental paulista”. Brusadin também enalteceu os avanços alcançados nos últimos anos.

“O Brasil tem sofrido ano após ano com a perda de sua cobertura vegetal. Mas mesmo diante desse contexto, o Estado de São Paulo, com um quarto de toda a população brasileira, conseguiu aumentar em 9% a cobertura vegetal no último ano”, ressaltou.

Quanto ao dilema enfrentado pelos municípios em relação à destinação adequada dos resíduos sólidos, o secretário enfatizou que não vê outra solução a não ser a formalização de consórcios, que tornam o processo mais ágil, eficiente e barato para as prefeituras.

Na região de Presidente Prudente, já está em andamento a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista, cujo estatuto foi apresentado nesta manhã para os prefeitos presentes ao evento. Modificações pontuais no documento foram sugeridas pelos chefes do executivo, e um novo encontro deve ser realizado para a instituição formal do consórcio.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação