Teve início nesta terça-feira (16) o processo de cadastramento e recadastramento para do passe social para o transporte escolar gratuito, em Presidente Prudente. O beneficio é concedido aos estudantes da rede de ensino municipal e estadual, que residem a mais de 1.000 metros da escola e que não tenha vaga na escola próxima a sua residência.

O atendimento é feito na quadra do Parque de Uso Múltiplo (PUM) das 8h às 16h, começou hoje e segue até o dia 26 de janeiro. No local, o solicitante deve comparecer com toda documentação necessária.

No PUM, após o cadastramento, também será entregue um protocolo, com dia e horário, que o aluno deverá comparecer no Centro de Controle Operacional- CCO, que fica na Rua Dr. Gurgel, nº 80, centro. O comparecimento ao CCO é obrigatório, para a realização do cadastro biométrico facial.

Para atendimento do público, na quadra do PUM foi montada uma estrutura com 15 mesas. No local, o cadastra/recadastro é feito pelo Setor de Transporte da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

A orientação da Seduc, é que os pais ou responsáveis compareçam o quanto o antes do encerramento do prazo, para não deixar para última hora, assim evitar a formação de filas.

No atendimento realizado no PUM, a equipe da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) fornece o protocolo, com encaminhamento para o CCO. Por dia serão entregues 300 senhas, sendo 150, no período da manhã e outras 150 no período da tarde.

Conforme a Seduc, no período do dia 16 ao dia 26 de janeiro devem ser atendidas 6.500 pessoas, que buscam cadastro e recadastro do passe social, para o transporte escolar gratuito.

A mãe Perla Regina Cuevas, 40 anos, aproveitou a tranquilidade do primeiro dia para cadastrar seu filho, Andrey Cuevas de Oliveira, 15 anos. Ela elogiou a rapidez no atendimento e já recebeu a senha para comparecer no dia 19/01 das 8h às 12h, no CCO.

O operador de máquinas, Elias Alves Ferreira, 51 anos, que reside no Bairro São Luís em Prudente, também aproveitou o primeiro dia, para cadastrar os filhos, que estudam em escolas estaduais e municipais: Maria Clara, 13 anos; João Vitor; 15 anos; José Gabriel, 10 anos e João Paulo, 8 anos.

A Seduc orienta sobre quem tem direito ao passe social: alunos das escolas municipais e estaduais, que residem a mais de 1.000 metros da escola e que não tenha vaga na escola mais próxima a sua residência.

Confira os documentos necessários para comparecer no PUM:

* Cadastramento do Passe Social: Atestado de Matrícula; Cópia da Certidão de Nascimento; RG do Aluno ou RG Escolar (RA); Cópia do Comprovante de Endereço Recente (água/luz/telefone); Atestado da Escola mais próxima da Residência, declarando a inexistência de vagas.

* Recadastramento Passe Social - Atestado de Matrícula; Cartão do Passe Social do ano anterior; Cópia do Comprovante de Endereço Recente (água/luz/telefone).