Uma equipe do governo de Presidente Prudente representada pelos engenheiro civil Luiz Abel Gomes Brondi, pelos funcionários da Seduc - Secretaria Municipal de Educação, Paulo Roberto Machado Vasconcelos, Luciana Salesi e Édino Simões, participaram nesta segunda-feira (15), de uma reunião em Ourinhos (SP), com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

A reunião apresentou o programa Internet para Todos, que tem o objetivo de levar conectividade para milhares de localidades brasileiras e reduzir a desigualdade social, possibilitando que os mais pobres tenham acesso a internet.

A ação de inclusão social tem início previsto para o primeiro trimestre deste ano e vários prefeitos da região oeste do Estado de São Paulo participaram do evento.

Durante o evento foi apresentado pelo prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, o sistema de segurança digital, implantado atualmente no município, que faz o monitoramento por câmeras e sistemas de alarmes em prédios e vias públicas do município.

Para participar do programa, os municípios deverão encaminhar um ofício ao Ministério da Ciência e Tecnologia pedindo a adesão. A partir desse documento, a pasta vai enviar às cidades um modelo de termo de adesão, que deverá ser preenchido com a indicação das localidades para atendimento. Esse termo também define as obrigações do município, como a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS).

Durante sua visita a Ourinhos, o ministro Gilberto Kassab conheceu o Detecta, sistema inteligente de monitoramento de crimes que está sendo implantado pela Prefeitura da cidade e passará a auxiliar a Polícia na recuperação de veículos furtados ou roubados a partir de fevereiro. Em pontos estratégicos da cidade serão instaladas câmeras que farão a leitura da placa dos veículos. Em segundos é feita uma busca no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.