Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (08/01), na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o prefeito Nelson Bugalho foi recebido pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, para tratar da constituição oficial do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, que irá viabilizar a instalação de um aterro sanitário conjunto entre os municípios.

Durante o encontro, Bugalho expôs a importância da implantação de um aterro intermunicipal no oeste paulista, citando a expressiva redução de custos aos municípios, diminuição das áreas degradadas e agilidade na elaboração do licenciamento ambiental.

Além deles, participaram da reunião na capital paulista, os prefeitos de Marília - Daniel Alonso, Santo Anastácio – Roberto Volpe, Rancharia – Alberto Cesar Centeio de Araújo, Paraguaçu Paulista – Almira Ribas Garms e Presidente Bernardes – Dr. Luccas, que estão entre os principais incentivadores do aterro consorciado.

Ao término do encontro, ficou definida a data para a efetiva constituição do consórcio: será no próximo dia 31 de janeiro, em horário a ser definido, no Centro Cultural Matarazzo. O Secretário de Estado Meio Ambiente e toda a sua equipe já confirmaram presença no encontro, além do diretor de controle da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e representantes dos 54 municípios da região, que serão direta ou indiretamente influenciados pela instalação do aterro. Até o momento, 10 prefeituras já assinaram o protocolo de intenções para compor o consórcio.

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente também irá atender os prefeitos da região, para dar orientações pertinentes à área ambiental.