A Analytics2go, grupo norte-americano dedicado a ajudar micro e pequenas empresas com recursos de inteligência artificial (também chamado de “Machine Learning”), anunciou que irá inaugurar uma base científica em Presidente Prudente em janeiro de 2018.

Além de estimular a geração de emprego e renda no município, a intenção dos empresários é beneficiar empresas locais a elevarem suas chances de competir e sobreviver à concorrência com as multinacionais, por meio da aquisição e uso de aplicações de alto valor agregado de maneira acessível. A previsão é contratar cerca de 20 profissionais de desenvolvimento, programadores e cientistas.

Representantes da Analytics2go estiveram na tarde desta quarta-feira (14/12) no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal” para apresentar o projeto ao prefeito Nelson Bugalho e ao Secretário de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi.

De acordo com um dos diretores do grupo, Rafael Fanchini, Prudente foi escolhida para sediar o empreendimento por haver aqui um cenário bastante favorável. “Notamos que Prudente ostenta indicadores sociais muito positivos, como ser uma das 20 melhores cidades para se viver no Brasil, além de ter instituições de ensino superior reconhecidas em todo o país e fuso horário condizente com o contexto norte-americano, ao contrário, por exemplo, de regiões orientais”, ressaltou.

Outro ponto considerado é o fato de o grupo já ter relações com a comunidade prudentina, já que um de seus membros, professor Danillo Pereira, é pesquisador formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Prudente. Além dos dois, participaram da reunião o também membro executivo da Analytics2Go, Stephen Hutson, representando o CEO da empresa, Mike Romeri.

Para o chefe do executivo, o interesse de empresas deste segmento em se instalar na cidade demonstra que Prudente caminha, a passos largos, para se tornar um polo de inovação tecnológica, destacando-se nacionalmente.

A empresa se instalará, a princípio, na sede da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), no campus 2 da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A data de inauguração está prevista para 8 de janeiro.