Mais de 300 pessoas passaram pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab em Presidente Prudente, nesta terça-feira (14) na ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, dia 14 de Setembro, que ocorreu das 9h às 12h. A ação contou com palestras e orientações realizadas em parceria com a equipe de multiprofissionais: médica endocrinologista, equipe de enfermeiro, psicóloga, farmacêutica e nutricionista.

Conforme a gerente da UBS, Meire Tolosa a intenção é para fazer a prevenção numa manhã repleta de exame e orientações para os 260 pacientes, insulinodependentes acompanhados pela UBS, além da comunidade em geral. Os pacientes foram recepcionados com café da manha saudável com frutas , além de diversas atividades.

A ação contou com palestras ministradas por diversos profissionais de saúde, que falaram sobre prevenção, cuidados, tratamentos e complicações do Diabetes. A UBS recebeu a médica endocrinologista Carolina Betônico; a nutricionista Mariana Sassaki; a farmacêutica Juliane Segala, que falou sobre a administração dos medicamentos e aplicação correta da insulina.

A UBS também recebeu na programação do Dia Mundial do Diabetes, o secretário municipal de Esportes, Claudinei Quirino e médico Breno Erbella, que falaram sobre a importância da atividade física, além da equipe da Semepp, que movimentou os participantes, com uma aula prática.

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) também marcou presença na ação com a participação animada do mascote, ‘mosquitão da dengue’, para alertar sobre o controle e prevenção da dengue e os riscos de contrair a doença para os pacientes que são diabéticos.

Na ocasião, também foi ofertado o exame de glicemia capilar. Os pacientes diabéticos receberam avaliações de saúde odontológica com três dentistas, a equipe de enfermagem realizou exames de lesões conhecidas como ‘pé diabético’, problema de saúde decorrente do diabetes que provoca uma ferida que não cicatriza e infecciona.

De acordo com a gerente, os pacientes cadastrados na UBS da Cohab realizam controle da doença, é feita e leitura de aparelho para saber se a glicemia está controlada. Os pacientes também recebem os insumos: lanceta, seringa e a fita e participam dos grupos de orientação que são realizados semanalmente são nove grupos de 30 pessoas.