“É uma ferramenta de inovação onde há um pensamento centrado na solução de problemas de pessoas com ideias criativas, colaborativas e com empatia para se chegar a soluções inovadoras”. Dada a explicação pela publicitária e professora universitária, Priscila Guidini, responsável por ministrar o curso, o ‘Design Thinking – Pensando fora da caixa’ atraiu cerca de 20 participantes e ocorre até às 17h deste sábado (11/11) na Fundação Inova Prudente.

Priscila diz que até o final do dia os participantes continuarão vendo o que é Design Thinking na prática, pois é um jeito mais fácil de entender a ferramenta. “Houve um relato de um participante que disse ter lido um livro sobre Design Thinking e não ter entendido. A ferramenta é muita prática mesmo. Ou seja, a proposta do curso é vivenciar projetos de Design Thinking a partir de ideias próprias”, explica.

Segundo ela, os participantes chegaram um tanto quanto retraídos, entretanto, logo nas primeiras horas do curso já começaram a expor todas as ideias. “A regra número um é não haver julgamentos, todo mundo pode pensar, criar e explorar novas ideias. Isso faz com que eles se soltem e tenham ideias incríveis”, pontua.

Muito se engana quem pensa que o curso atraiu somente pessoas de Presidente Prudente. O participante Celes Júnior, que tem 30 anos e trabalha numa editora online, é de Birigui e disse que quando soube do ‘Design Thinking – Pensando fora da caixa’ se interessou pelo fato de a ferramenta estar dentro do ambiente de inovação, criação e de ideias.

“É uma ferramenta diferente, que a meu ver complementa o canvas, que é voltado para startups. O Design Thinking tem uma pegada mais de experiência real, pois toda hora testa sua ideia. Pretendo inserir no meu dia a dia, pois tenho duas ou três ideias e uma startup já em andamento. Ou seja, pretendo aplicar a ferramenta no meu negócio”, comenta Celes.

Já a participante Júlia Ishimi de Souza tem 20 anos e estuda Engenharia Biotecnológica na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, cidade em que reside atualmente. “Nunca havia feito nada específico com essa carga horária e está sendo uma experiência interessante. Era o que eu imaginava que seria e está dando para ter uma noção boa de como é a metodologia, pois ela está bem detalhada”, avalia.

Mulheres Empreendedoras – Aproveitando o curso, Priscila falou sobre o Dia da Mulher Empreendedora, instituído em Prudente pela Câmara Municipal em 19 de novembro. Conforme ela, no dia, partir das 8h30, haverá uma caminhada no Parque do Povo, com início nas proximidades da base da Polícia Militar. Já no dia 28, na FGV, no EuroMarket, terá um Meet Up para debater se é diferente empreender enquanto mulher.

Além das ações gratuitas, ela diz que está previsto para o primeiro quadrimestre de 2018 o 1º Startup Woman. “Enxergamos que as mulheres são bastante empreendedoras, mas por necessidade, não por oportunidade, e quando empreendemos por necessidade é sem planejamento. A ideia é que a mulher possa sim planejar, ter mais oportunidade e um empreendedorismo mais sustentável. Queremos sensibilizar as mulheres, mas os homens também são bem-vindos”, relata.

E já tem gente na torcida para que o Startup Woman aconteça. “Tenho interesse e me disponibilizei até para ajudar na organização, pois participei de dois [em Assis e Prudente]. O evento tem uma metodologia interessante, mas em ambos que participei vi que a adesão por parte de mulheres é baixa. É triste ver que tem mais homens a mulheres. Espero que a ideia vá pra frente”, comente Júlia Ishimi.

O curso ‘Design Thinking – Pensando fora da caixa’ é uma promoção do Governo Municipal e do Programa Startup Realize. Durante a realização, o Município foi representado pelo diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, José Wilmar Ferreira Lima, e o programa por Luis Isique. Ambos estiveram in loco para conferir o andamento da iniciativa.