A 21ª Expodefic/Feidefic é realizada na Praça 9 Julho, no centro de Presidente Prudente, nesta quinta (8) e sexta-feira (9) das 9h às 16h, com o objetivo de incentivar os trabalhos artísticos produzidos por pessoas com especiais assistidas pelas entidades. A feira é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e as entidades com o slogan “A Arte Comprova a Capacidade”.

Conforme a coordenadora da Expodefic, Sônia Aparecida Costa Vilela, projeto tem como objetivo produzir artesanatos e desenvolver talentos. “É uma forma de incentivar, revelar, valorizar e divulgar o trabalho realizado pelas entidades, com o objetivo de promover a inclusão e diminuir a discriminação”, explica.

A abertura da Expodefic contou com presença do secretário de Cultura, Fábio Nougueira e representantes das entidades. Houve apresentação musical com a participação da Banda da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, que apresentou o coral sertanejo ‘Cantar é Viver’, sob a regência de Nair Alonso Domingues.

Na sexta-feira (10), a Banda da Associação dos Cegos, voltará a se apresentar às 10h, com o instrumental. Na sequência, às 12h Cantor Alisson Thales; às 14h Dança Unipode. Por fim, às 14h30 haverá apresentação de capoeira da Unipode. Haverá ainda a participação dos músicos que participam da Noite da Seresta.

Para a educadora social do Núcleo Ttere, Ângela Afonso, esse contato dos pacientes com o público auxilia na comunicação dos assistidos. “É uma forma que eles têm de manter esse contato real com os clientes, que elogiam os trabalhos artesanais e faz com que eles se sintam valorizados”. Na barraca do Ttere são comercializados sabonetes, essências e outros.

De acordo com a coordenadora Sônia, o evento já está consolidado na sua 21ª edição para que as entidades possam comercializar seus artesanatos e angariar fundos para a compra de novos materiais, para dar sequência às oficinas terapêuticas realizadas pelas entidades.

“É um momento importante para que as entidades possam ter esse contato com o público, para que os assistidos se sintam valorizados e recebem essa atenção da sociedade. É uma prova prática, que demonstra que eles são capazes de desenvolver trabalhos artesanais e apresentações musicais”, conclui Vilela.

Confira as entidades que estarão expondo seus artesanatos:

1- UNIPODE – União das Pessoas com Deficiência;

2- Associação de Peregrinação do Rosário;

3- Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes;

4- APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

5- CARIM – Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico

6- NÚCLEO TTERE de Trabalho e Realizações