Presidente Prudente esteve representada no debate “Exemplos em Saneamento Básico Municípios provam ser possível universalizar serviços e reduzir perdas de água”, realizado em São Paulo na terça-feira (17). O Secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, falou em nome do prefeito Nelson Bugalho, sobre as ações reconhecidas em âmbito nacional, que conferiu um prêmio ao município pela participação no evento.

Conforme o secretário do Meio Ambiente, é a primeira vez que o município recebe esse reconhecimento, por conta da qualidade do sistema de saneamento básico, bem como, pelo trabalho que foi apresentado no debate, sobre a universalização do saneamento, com a presença de cidades que atingiram 100% saneamento, e também realizaram boas práticas ambientais.

O evento nacional sobre saneamento básico contou com a presença do superintendente da Sabesp, Antero Moreira França Júnior. Segundo ele, “É um grande reconhecimento pelos 39 anos de atuação da Sabesp na cidade. São 100 anos de fundação com 100% de saneamento”, disse.

De acordo com o superintendente, “Presidente Prudente foi apresentada como case de sucesso durante o Seminário. O reconhecimento foi possível em razão das importantes parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal, fato que proporcionou uma sinergia positiva entre o poder concedente e a concessionária”.

Na oportunidade, além de Prudente também se apresentaram e tiveram o reconhecimento as seguintes cidades: Piracicaba- SP; Ponta Grossa-PR e Lagoa da Prata-MG. O debate ocorreu no Auditório da FGV Berrini – Av. das Nações Unidas, 12.495 – São Paulo/SP.

O evento é uma parceria do Trata Brasil com a SANEAR (Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental – Deputado João Paulo Papa – Câmara dos Deputados), GO Associados, Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV e apoios das empresas Bauminas e Itron.

Na oportunidade, foram realizados debates com representantes de diversos municípios visando entender o trabalho das autoridades e das cidades, que vêm progredindo na busca pela universalização dos serviços de água e esgotos, bem como na redução das perdas de água.