Cada vez mais a Fundação Inova Prudente vai tomando forma. Isso porque o Governo Municipal realiza investimentos para que o projeto seja concretizado. Prova disso é que a Inova adquiriu uma impressora 3D, cujo equipamento é pouquíssimo encontrado em empresas ou instituições em Presidente Prudente.

Para que a população do município e de toda região do Oeste Paulista tenha noção do projeto futurístico que o Governo Municipal prepara para Prudente, o equipamento estará à mostra neste sábado (07/10) no estande da Fundação Inova Prudente no 8º Salão do Livro – edição do centenário.

De acordo com o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Rogério Alessi, que será responsável pela gestão do Centro de Inovação, mantido pela Inova Prudente, a

ideia em levar a impressora ao Salão do Livro é fazer com que as pessoas conheçam o equipamento e como a peça é impressa. Além da impressora, no estande é possível conhecer o projeto arquitetônico do Coworking através dos óculos de realidade virtual.

Sobre a impressora, Alessi afirma que a intenção é divulgar e incutir nas pessoas que o Centro de Inovação contará com laboratório de realidade virtual, onde o equipamento ficará à disposição dos projetos que serão desenvolvidos na Fundação Inova Prudente a partir do próximo ano.

“A impressora permite a confecção de elementos e peças que podem ser usados em projetos das mais diversas áreas, por exemplo, na arquitetura, jogos, automação, enfim.

Servirá como apoio à comunidade de pesquisa e inovação que se instalar no Centro de Inovação. Assim que o Centro estiver funcionando, estará disponível à comunidade, não

só essa impressora que é pequena, como uma maior que vamos adquirir para que as empresas e pessoas possam utilizar o recurso através do Centro”, explana.

Embora a impressora 3D seja o investimento da vez, a Fundação Inova Prudente já adquiriu outros equipamentos, sendo 16 computadores de última geração, óculos de

realidade virtual, carteiras universitárias para comodidade dos alunos da Univesp(Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e dos futuros cursos que serão realizados na Inova. Além disso, segue em processo de habilitação das empresas a licitação da reforma do prédio, que dará a nova roupagem à antiga Fundação Educacional ‘Vicente Furlanetto’.