Prudente conquista prêmio estadual por atingir 85% de cura de pacientes com tuberculose Governo de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Prudente conquista prêmio estadual por atingir 85% de cura de pacientes com tuberculose

Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Prudente conquista prêmio estadual por atingir 85% de cura de pacientes com tuberculose

Presidente Prudente conquistou destaque em âmbito estadual, através do trabalho da realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que recebeu nesta segunda-feira (25) o prêmio pela qualidade e eficiência nas ações de controle da tuberculose, com taxas de cura de 85% dos pacientes com tuberculose.

O prêmio foi entregue pela Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo durante o Fórum Estadual de Tuberculose em São Paulo, pelo reconhecimento ao trabalho do Ambulatório de Tisiologia, que através do Programa de Tuberculose, coordenado pelo secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto.

Prudente foi premiada pela ‘Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose’. O município está entre as nove cidades do Estado de São Paulo, que ficaram em primeiro lugar nos critérios de qualidade.

Em Prudente, foram registrados 43 casos de tuberculose até o mês de setembro, sendo 18 pacientes de penitenciárias e 25 pacientes residentes em Prudente. No ano de 2016 foram registrados 44 casos tuberculose.

Na premiação Prudente aparece no grupo C, que compreende nove cidades premiadas – na faixa entre 30 e 59 casos tuberculose. Estão na lista, os seguintes municípios: Araraquara; Araras; Bragança Paulista; Caieiras; Lorena; Pindamonhangaba; São Carlos, São Sebastião e Prudente.

Para a premiação, foram levados em consideração critérios de avaliação como: taxa de cura de 85%; menos abandono dos pacientes no tratamento, realização de teste de HIV em pacientes em tratamento, busca ativa de pacientes sintomáticos respiratórios, além de ter médico especialista em Tisiologia.

No Fórum Estadual, a equipe de Saúde esteve representada pela enfermeira do ambulatório, Vivian Aparecida De La Viuda Teixeira Capelari, e a auxiliar de enfermagem Marta Vieira da Silva, que receberam uma placa simbólica, em homenagem ao trabalho realizado pelo município de Prudente.

O Programa de Tuberculose do Estado de São Paulo, avalia anualmente todos os munícipios, sendo que Presidente Prudente será premiado pela Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose, sendo também reconhecida por vários anos em 2010, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017.

O Departamento de Tisiologia é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde vinculado à Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) que atende pacientes de Prudente, região e das Penitenciárias, devido ser Referência Terciária do Estado de São Paulo com área de abrangência dos GVES de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, sendo 45 municípios e penitenciárias da região.

A equipe de saúde atua no Palácio da Saúde é composta pelo médico Tisiologista Dr. Paulo José Mascarenhas Mazaro, pela enfermeira Vivian Aparecida De La Viuda Teixeira Capelari, auxiliar enfermagem Marta Vieira da Silva, e a farmacêutica Luana Orlandelli Nanci Godoi.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação