A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta quinta-feira (21) o balanço da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como público-alvo crianças e adolescentes. A campanha será encerrada nesta sexta-feira (22). No entanto, as vacinas continuam disponíveis nas 28 salas de vacinas de Presidente Prudente.

Conforme o balanço da VEM, até o momento 1.087 adolescentes compareceram às unidades de vacinação. Deste total, 584 estavam com a carteira de vacinação desatualizada e receberam 753 doses, para atualizar a situação vacinal . O público total vacinado foi de 53,73%, diante do total, que procurou as salas de vacinação.

Em relação às crianças, as salas de vacinas receberam 3.368 crianças acompanhadas dos pais. Deste total, 1.290 precisaram atualizar a carteira de vacinação, totalizando 2.679 doses recebidas. Em relação ao total que procurou as unidades, o público que precisou de atualização vacinal foi de 38,3%.

A Campanha terminará nesta sexta-feira (22)., no entanto, as doses continuam disponíveis nas 28 salas de vacinas. As crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecerem aos postos e atualizar a caderneta de vacinação.

A meta é imunizar todas as crianças e adolescentes não vacinados e completar os esquemas de imunização. Pois foram feitas alterações no esquema vacinal.

O Ministério da Saúde orienta os pais ou responsáveis a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. Já que muitas doenças que foram erradicadas no Brasil ou mesmo controladas ainda não estão eliminadas e podem representar risco para os não vacinados.