O prefeito Nelson Bugalho ministrou nesta quinta-feira (21), no auditório “Sebastião Jorge Chammé” do Centro Cultural Matarazzo, a palestra “Cidade para Pessoas”, que integra a programação da Semana da Árvore. O prefeito falou sobre o conceito de cidade sustentável e a importância da projeção de Cidades para Pessoas, nos aspectos estruturais, ambientais e sociais.

Na oportunidade, Bugalho reforçou que a intenção é cada vez mais construir uma cidade para a população. “As pessoas devem estar em primeiro plano”, expôs. A dimensão humana das cidades tem sido esquecida ou tratada com pouca importância. Como exemplo de projeção de cidades para pessoas, o prefeito destacou o conceito de ciclovias.

Em relação à importância das árvores para manutenção climática, o chefe do executivo ressaltou aos participantes, que quanto mais arborizada a cidade estiver, melhor será a sensação térmica, para amenizar o calor de Prudente, além de proporcionar maior conforto climático e de todo equilíbrio da fauna e flora.

O prefeito Nelson Bugalho lembrou que desde o início do ano a Prefeitura tem realizado uma série de plantios de árvores, e que a Secretaria do Meio Ambiente está em processo de elaboração de um novo Projeto de Arborização.

Na palestra prestigiada por autoridades, secretários e a população em geral - foram abordados os conceitos de preservação arquitetônica, calçadas ecológicas e preocupação com a estética da cidade.

Como domínico público de uma cidade - suas ruas, praças e parques - exemplo do Parque do Povo, espaço de convivência utilizado pela população. Segundo o prefeito, essa é uma característica muito comum na Europa, de ocupação dos parques, para piqueniques e atividades de lazer, para fortalecer a sensação de segurança.

O prefeito também citou o projeto de requalificação do centro com a região leste. “Temos que repensar o centro da cidade conectado com a zona leste, o que deixará o centro mais convidativo”, enfatizou a respeito sobre o espaço urbano, como local de encontro dos moradores da cidade.

Palestra “Cidades para Pessoas”

Ministrada pelo Prefeito de Presidente Prudente Nelson Bugalho – Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo. Vice-presidente da CETESP (2011/2016) – Mestre em Direito Penal Supra Individual.

Programação da Semana da Árvore vai de 20 a 24 de setembro.

Centro Cultural Matarazzo sediou a palestra com o professor doutor Paulo Antônio da Silva, da Unoeste, “Arborização Urbana, Diversidade de Funções”.

As palestras da Semana da Árvore são realizadas em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.