A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sedepp, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, organizou uma visita dos artesãos de Presidente Prudente à “Mega Artesanal 2017”, feira de artesanato, que ocorreu de 11 a 16 de julho no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes. Ao todo, 38 artesãos de Presidente Prudente e região foram ao evento.

Segundo Célia dos Santos, funcionária da Sedepp e agente de cooperação da Sutaco, (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa tem o objetivo de atualizar os artesãos da cidade e região sobre tendências, técnicas, materiais e equipamentos disponíveis para aprimorar a qualidade do artesanato regional. “É uma troca de experiência e uma atualização sobre as tendências de mercado e novas técnicas”, disse.

O artesão Jose Luiz Pinheiro, cadastrado na Sutaco e membro da Artculippre- Associação dos Artesãos, Artistas e Culinaristas de Presidente Prudente e Região – a viagem foi uma oportunidade de troca de experiências. “A feira oferece oportunidade de compras de material, que muitas vezes não é conhecido pelos os artesão do interior”, disse.

A artesã Elisangela Paz Andrin, também cadastrada na Sutaco e vice-presidente da Articulippre, disse que com a viagem pode ter novas inspirações, ver trabalhos maravilhosos e comprar matéria- prima por um bom preço. “Isso sem falar que durante a viagem de ônibus a gente ser aproxima, troca experiências de varias técnicas, enfim, vale a pena”, afirmou.

Lúcia Tosta Volnisten, também cadastrada nas entidades, elogiou a iniciativa e disse que ficou impressionada com as novidades da feira traz. “Foi um banho de criatividade e diversidade, uma oportunidade muito boa que a Prefeitura ofereceu gratuitamente para os artesãos”, disse.