Quem adentra Presidente Prudente pela Rodovia Ângelo Rena, vindos de municípios como Regente Feijó, Indiana e Martinópolis, ou mesmo os moradores da Zona Leste da cidade, certamente já passaram por uma imensa área verde situada entre a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e Rua Sargento Firmino Leão, duas vias de acesso daquela região para o centro da cidade. Aquele local, até então subutilizado pelos munícipes, tem tudo para se tornar mais um dos cartões-postais prudentinos.

Ali será instalado o Parque Ecológico da Zona Leste, um espaço que irá contemplar uma população estimada em cerca de 40 mil pessoas, moradoras dos bairros daquela região. O local escolhido tem 96 mil m² , sendo que boa parte dele está degradado. Para iniciar a recuperação do espaço e marcar o lançamento do projeto de criação do parque, 500 mudas foram plantadas na manhã deste sábado (15/07), após rápida cerimônia conduzida pelo prefeito Nelson Bugalho e o vice, Douglas Kato.

Marcaram presença na solenidade os membros dos nove clubes de Rotary de Presidente Prudente, que se engajaram na causa e já se comprometeram a promover a manutenção permanente das mudas. No ato, os rotarianos estavam representados pelo governador do Distrito 4510, Maurício de Agostinho Antonio. Vereadores da 17ª Legislatura, representados por seu presidente, Ênio Perrone (PSD), o deputado federal Izaque Silva (PSDB) e a comunidade dos bairros vizinhos também prestigiaram o evento.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, o futuro parque ecológico terá iluminação em toda a sua extensão, uma nova pista para caminhada que se interligará com a trilha já existente no local, e será totalmente cercada, conferindo mais segurança aos usuários do espaço. “Seguiremos os moldes do Parque Ecológico São Lucas/ São Matheus, que já se tornou um importante espaço de lazer dos moradores dos bairros próximos”, antecipa.

Atualmente, Prudente ostenta mais de 10 parques ecológicos e aproximadamente 300 praças. Todas elas elevam o município à condição de modelo em relação à qualidade do ar e à preservação ambiental. Foi o que expôs o prefeito Nelson Bugalho em sua fala.

Ele ainda lembrou que o sucesso de mais um empreendimento ambiental depende do compromisso não só do poder público, mas principalmente da comunidade. “Há 15 anos, outro importante plantio de mudas foi realizado nesta área, mas muitas acabaram se perdendo com o tempo, porque não houve um engajamento para manter este espaço. Queremos que dessa vez seja diferente. Com o apoio dos clubes de Rotary e principalmente da população, esta área ganhará um novo aspecto, valorizando todos os bairros vizinhos”, pontuou.

Entre as 500 mudas plantadas, a maioria era de ipês, mas também havia imbaúbas, aroeiras, paus d’alhos, magnólias, entre outras.