A Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), iniciarão nas próximas semanas uma modificação no sentido das vias marginais da SP-270. De acordo com o Secretário Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo Bosquet, a Avenida Joaquim Constantino será transformada em mão única em alguns trechos, visando aumentar a segurança nas alças de acesso para a rodovia.

Um dos trechos a serem modificados é o que segue do acesso pela Avenida Manoel Goulart até a Avenida da Saudade. Com a alteração, a vias marginais seguirão o mesmo sentido da pista que margeiam, ou seja, de um lado seguem apenas no sentido leste-oeste (sentido Prudente-Epitácio), e do outro, somente no sentido oposto. A partir da semana que vem, faixas de orientação aos motoristas serão afixadas nos locais que sofrerão modificações. Ainda não há uma data definida para que as mudanças sejam executadas.

“Temos de dar um tempo para que os motoristas sejam informados sobre as alterações. Faremos um trabalho de orientação primeiro para que não haja transtornos”, declara. Conforme Bosquet, desde 2015 o município vem estudando, junto à concessionária que administra o corredor Raposo Tavares na região, a viabilidade de alterar o fluxo de veículos na Avenida Joaquim Constantino, com o objetivo de reduzir as chances de acidentes no local. O secretário acredita que a transformação em mão única trará mais segurança aos motoristas, sobretudo àqueles que acessam a rodovia pelas marginais.

“As vias marginais, embora sejam responsabilidade do município, só podem ser alteradas com a ciência da Cart e da Artesp [Agência de Transportes do Estado de São Paulo], já que será necessário modificar as sinalizações nas alças de acesso da rodovia”, declara.

O secretário ainda salienta que, nesta quarta-feira (12/07), o Ministério Público Estadual anunciou que ingressará com ação civil pública para solicitar a adaptação da Avenida Joaquim Constantino. Tal medida, segundo ele, vem ao encontro dos estudos que o município vem realizando há pelo menos dois anos e que está prestes a ser implantado.

Bosquet ainda explica que outros trechos deverão ser alterados – o que cruza a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceasa/Ceagesp) e o que passa em frente à sede do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I). Estes pontos, no entanto, estão em análise para verificar a viabilidade da intervenção.