O estudo referente à definição dos pontos para instalação do Sistema de Câmeras de Monitoramento, do Parque do Povo, foi apresentado pelos oficiais da Polícia Militar, aos representantes da Prefeitura de Presidente Prudente, em reunião realizada no 18º Batalhão de PM do Interior (18º BPM/I), nesta sexta-feira (19). As câmeras de monitoramento, serão distribuídas em pontos estratégicos, nas avenidas 14 de Setembro e 11 de Maio, e na parte interna do Parque do Povo.

Na ocasião, os oficiais da PM e representantes da Prefeitura discutiram a viabilidade técnica do projeto, bem como, os recursos financeiros necessários para instalação do sistema de câmeras. A intenção é que o projeto seja executado até setembro deste ano, como parte das ações alusivas ao centenário da cidade.

Para dar sequência ao projeto, uma nova reunião ficou confirmada para o dia 5/06, às 8h30, no 18º Batalhão da PM. Neste dia, será apresentado o orçamento das câmeras, além dos custos com cabeamento em toda extensão, até a Central de Monitoramento, que poderá ser instalada em quiosque do Parque do Povo.

A respeito dos custos em estudo, a expectativa é de buscar parcerias, como o apoio dos empresários locais do Parque do Povo, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Francelino Magalhães. Segundo ele, a Prefeitura também ficará responsável pela instalação das câmeras, nos postes, que são de responsabilidade do município.

De acordo com pasta de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Osvaldo Francisco da Silva, o projeto de monitoramento por câmeras deverá ser estendido futuramente, a outros pontos de Prudente, como a área central, a entrada da cidade, entre outros.

Conforme o capitão Marcelo Moura, a instalação das câmeras no Parque do Povo irá coibir os delitos no local. Segundo ele, as câmeras agem na prevenção para evitar a ação de bandidos, como já ocorre em outras cidades, como Barueri, Franca e Araraquara.

O estudo dos pontos, que receberão as câmeras foi apresentado pelo comandante interino do 18º BPM/I, Major Carlos Victor Negri da Silva, e pelos oficiais da PM, Capitão Marcelo Moura, Capitão Denilson de Souza Costa, e Capitão Luis Nelson Disaró. Os oficiais sugeriram que os operadores, que irão monitorar as câmeras sejam viabilizados através da lei delegada.

Na reunião, estiveram presentes, além dos titulares da Sedepp e Semav, o secretário de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi; o funcionário da Sedepp, Claudio Mura, além de representantes da Security.