O prefeito Nelson Bugalho abriu na noite desta quinta-feira, (18) o X Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema e 4º Fórum Nacional de Meio Ambiente. O Fórum, que este ano tem como tema central "Sociedade Vulnerável", termina nesta sexta-feira (19) e é realizado no Centro Cultural Matarazzo.

O evento teve a participação do vice-prefeito Douglas Kato, de secretários, vereadores, representantes de entidade de classe e de estudantes, profissionais e empresários ligados ao meio ambiente.

Durante o discurso, o prefeito deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou que a iniciativa que nasceu tímida e hoje está em sua décima edição, justamente no ano em que a cidade de Presidente Prudente completa o seu centenário. “Dez é um número marcante, que coincide com os cem anos de Presidente Prudente. A Prefeitura sempre deu apoio a este evento, e o tema deste ano, Sociedade Vulnerável reflete a aceleração das mudanças climáticas do planeta. O tempo não está ao nosso favor, e não podemos deixar que a crise econômica seja desculpa para que as questões ambientais sejam postergadas”, disse.

O promotor Marcos Akira Mizusaki, presidente da Comissão Organizadora do evento, fez uma retrospectiva das edições anteriores e comparou o evento a uma árvore que está crescendo. “Nosso evento nasceu da iniciativa de um grupo, do qual participava o então promotor Nelson Bugalho, e a cada ano conseguimos agregar mais. A árvore está crescendo, e fazendo parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, e como qualquer árvore necessita ser regada e protegida. Todos devemos ajudar a manter esta árvore em pé”, afirmou.

O palestrante da noite, Luiz Flávio Gomes, falou sobre o tema Devastação do Meio Ambiente: 1ª Etapa do Colapso das Nações Fracassadas. Ele é Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri (2001) e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP (1989). Jurista e professor em vários cursos de pós-graduação nacionais e internacionais, entre eles a Facultad de Derecho de la Universidad Austral, Buenos Aires (Argentina), membro da Comissão de Reforma do CP e Professor Honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa María (Arequipa/Peru), e já publicou mais de 57 livros na área jurídica.

Gomes usou como exemplo em sua palestra a devastação ambiental ocorrida da Ilha de Páscoa, um santuário ecológico, antigamente próspero e com uma diversidade cultural rica e que hoje está reduzido a uma pequena população de cinco mil habitantes, que vive em uma ilha devastada, um deserto absoluto, sem água, rios e sem as árvores, que foram destruídas para utilização das madeiras que foram transformadas em estátuas.

“A ganância econômica de quem quer ter vantagem em tudo e lucro a qualquer preço e a ganância política, de quem quer se perpetuar no poder, formam o poderoso crime organizado, e é nesse ponto que o Brasil se encontra”, afirmou.

Homenagem

A noite também contou com homenagens. O comendador, doutor em Geociências pela Unicamp, professor, Antônio César Leal, recebeu o prêmio “Mico Leão Preto”, um troféu em homenagem pelos mais de vinte anos de trabalho no Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, e por ser o idealizador do curso de mestrado profissional, voltado para membros do Comitê.

O professor agradeceu a homenagem e disse que o respeito às diferenças, à diversidade, à natureza e aos animais e a solidariedade ao próximo como fundamento, são atitudes que podem contribuir para um mundo mais sustentável.

Fizeram parte da mesa do evento José Osvaldo Molineiro, presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar Ambiental, Mauri Ricardo Guarize, Rodrigo Lemos Arteiro, presidente da 29ª Subseção da OAB – Presidente Prudente, Clayton Santos, representando o deputado estadual Ed Thomas (PSB), o promotor André Luiz Felício, Antero Moreira França Júnior, superintendente da Sabesp, Edson Henrique dos Reis, o Palhinha, representando o deputado federal Isaque Silva ( PSDB), Caio Augusto, secretário da OAB/SP e Ricardo Toledo, tesoureiro da OAB/SP

O evento é uma iniciativa da Associação Paulista do Ministério Público, da OAB/SP 29ª Seção de Presidente Prudente, do IBCAmb (Instituto Brasileiro de Ciências do Ambiente) e da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar.

A programação do evento que prossegue nesta sexta-feira, (19) pode ser conferida no site: http://forumnacionaldeambiente.com.br.