O Prefeito Nelson Bugalho e o vice, Douglas Kato, realizaram na última quinta-feira, (20/4) uma visita à Câmara de Vereadores de Presidente Prudente. Eles apresentaram um projeto de lei que transforma a Fundação Vicente Furlanetto, que hoje atende ensino profissionalizante, em uma instituição de ensino, pesquisa e inovação. Eles estavam acompanhados do secretário municipal de Tecnologia Rogério Alessi e do secretário de Relações Institucionais, Osvaldo de Oliveira Bosquet.

O projeto de lei que criou a Fundação Vicente Furlanetto é de 2001 e a lei precisa ser adequada para que fique de acordo com a legislação federal, já que os serviços serão ampliados e, além de atender ao ensino técnico profissionalizante, irá atender à pesquisa na área de tecnologia e inovação.

Nelson Bugalho explicou para os vereadores que o projeto de lei pretende colocar Presidente Prudente dentro de um contexto de inovação e tecnologia, porque vai permitir que a infraestrutura existente no local possa, além de servir para o ensino, ser utilizada por empresas com laboratórios de química, microbiologia, e para o desenvolvimento da pesquisa e em convênios com instituições de ensino superior e pós graduação. Cerca de 400 empresas ligadas à área de tecnologia estão cadastradas no município atualmente.

“A Fundação poderá celebrar convênios com as universidades, apoiar micro e pequenos empreendedores da área de tecnologia e ainda criar o Centro de Inovação Tecnológica composto por startups, que são as empresas em fase inicial, e espaço de coworking, um compartilhamento de espaço para uso profissional de empreendedores que poderão desenvolver suas atividades utilizando em comum mesas, cadeiras e estrutura”, disse. O projeto de lei será protocolado já na próxima semana.