O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, apresentou, nesta quinta-feira (20/04), o prédio da Fundação Educacional ‘Vicente Furlanetto’ aos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Presidente Prudente. Isso porque o espaço dará lugar ao novo Centro de Inovação, previsto para ser entregue oficialmente em setembro. Entretanto, a partir das 18h30 da próxima sexta-feira (28), e até às 22h do domingo (30), o local sediará o primeiro Startup Weekend, onde a partir de ideias poderão surgir modelos de negócios sustentáveis.

“É um projeto que será lançado dia 28 [concomitante ao início do Startup Weekend], mas apresentamos antes aos membros do Conselho para que tenham conhecimento de que a intenção é transformar o local em um espaço dedicado à ciência, pesquisa e inovação, por entendermos que este é o melhor futuro para cidade”, explicou Alessi.

Questionado sobre quais as funções do futuro Centro de Inovação de Prudente, o secretário de Tecnologia disse que o local será dedicado à pesquisa com laboratórios, nas áreas de química e microbiologia, mas que também terá um espaço chamando de coworking onde os empreendedores, pequenos empresários e estudantes poderão desenvolver projetos.

“Neste espaço, o empreendedor poderá fazer seu networking e receberá todo apoio para desenvolver um projeto e, posteriormente, criar uma empresa, poder ser incubado e gerar receita e emprego para cidade. Essa é a intenção!”, expôs.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Sérgio Diniz, disse acreditar que a implantação do Centro será a realização do sonho que todo setor de tecnologia tinha em ter algo concretizado. “A administração atual [do prefeito Nelson Bugalho], seguida pela anterior, quando percebemos que teve uma vocação para isso, fará com que todo o setor e a região ganhem muito com a instalação do Centro”, estima.

Em relação à citação de Diniz sobre os possíveis ganhos da cidade com a instalação do Centro de Inovação, Alessi pontuou que hoje, “infelizmente”, parte dos jovens sai de Prudente, para outros centros, em busca de oportunidades. “Dessa forma, poderemos, enquanto o munícipe ainda é universitário, fomentar a dedicação para pesquisa, inovação e empreendedorismo. Ou seja, você permite que o universitário se encontre, fixe-se e se desenvolva na cidade gerando emprego e renda”, salientou.

O futuro Centro de Inovação, além dos laboratórios destinados à pesquisa nas áreas de química e microbiologia e do coworking, deverá se transformar na sede da Setec, bem como terá sala administrativa, poderá receber inúmeros CNPJs (Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas) dos empresários que se instalarem no local, salas de aulas para capacitação dos empreendedores, entre outros espaços.

Fundação Educacional – Embora o espaço dará lugar ao Centro de Inovação de Prudente, algumas oficinas deverão ser mantidas, como a de Corte e Costura, “que será realizada em menor proporção no Bloco B do prédio [em razão da baixa demanda], mas que também poderá ser transferida para outro local de acordo com a procura”, explicou Alessi. Vale lembrar que como já informado pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a ideia do Governo é descentralizar as oficinas existentes na Fundação e levá-las aos bairros mais afastados do centro da cidade, onde a demanda deve ser maior.

Já em relação aos laboratórios existentes na Fundação ‘Vicente Furlanetto’, o secretário de Tecnologia disse que em parte do dia os mesmos serão destinados ao desenvolvimento de pesquisa acadêmica e para prestação de serviços à comunidade. “Tem muita empresa na cidade que precisa desenvolver análise química de seu produto e acaba contratando empresas ou laboratórios de outras cidades. Entendemos que isso pode ser feito na cidade, na estrutura já existente, e o Centro terá esse papel indutor para podermos fazer com que isso gere receita dentro da cidade, inclusive com profissionais de Prudente”, concluiu.

Serviço – Mais informações sobre o Startup Weekend, que tem início na próxima sexta-feira (28), podem ser obtidas no site do evento, que é o www.prudentedigital.com.br/swpp