A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta quinta-feira (20/04) o Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) - Transtorno 24 Horas, no bairro Ana Jacinta. A inauguração ocorre às 17h15, na Avenida José Zerial, 521 (ao lado da UPA - Unidade de Pronto Atendimento).

Segundo a coordenadora de Saúde do município, Marly Fernandes dos Santos, o Caps é um modelo que substitui os hospitais psiquiátricos e faz parte da reforma psiquiátrica do Brasil. O Caps Transtorno tem capacidade para atender em média 40 pessoas por dia.

Ela explica que o local vai receber usuários com sofrimento psiquiátrico mental severo, persistentes e que necessitam de acompanhamento. “São pacientes que antes utilizavam serviços dos hospitais e que agora terão um tratamento conhecido como porta aberta, e que podem ser encaminhados pelas mais variadas instituições, como poder judiciário, Ministério Público, Unidades Básicas de Saúde, outros Caps e demanda espontânea.

“Teremos atendimento das 7h às 19h, e ainda a possibilidade de que o paciente fique em observação por um período de até 30 dias, conforme o projeto terapêutico no qual se enquadra”, disse a coordenadora.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Valmir Pinto, o atendimento permite a observação intensiva e o paciente em tratamento vai contar com uma equipe multidisciplinar que inclui mais de 20 profissionais, entre eles, dois médicos psiquiatras, dois terapeutas ocupacionais, dois psicólogos, dois assistentes sociais, dois enfermeiros, entre outros profissionais.