O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início a uma ação que visa rastrear cães e gatos pertencentes a moradores de rua de Presidente Prudente. Para viabilizar os trabalhos, o órgão firmou parceria. De acordo com o coordenador do órgão, Célio Nereu Soares, os animais serão chipados e terão amostras de sangue colhidas para exame de Leishmaniose Visceral Canina (LVC).

“Esses cães não tinham a devida assistência e não são contemplados pelos mutirões do CCZ, por isso, estão mais vulneráveis a doenças”, explica Nereu. Para viabilizar a ação, o centro de zoonoses firmou parceria com o Centro de Referência Especializada em Assistência Social - População de Rua (Creas-POP), com o objetivo de localizar a população em situação de rua cadastrada no município.

O Creas então entrará em contato com aqueles que tenham animais sob seus cuidados e, caso aceitem participar da ação, será agendado um horário para que os donos levem os cães até o Creas. Dali, os animais serão levados ao CCZ para coleta de sangue e chipagem. Os bichos também vão receber uma coleira que espanta o mosquito Palha, transmissor da Leishmaniose, e serão cadastrados.

A cidade contabiliza, até a primeira semana de abril, 49 casos da doença em 2017, sendo 44 autóctones e cinco importados.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação