O prédio da Fundação Vicente Furlanetto, localizado na zona oeste de Presidente Prudente, conta com uma área de 4 mil m², dividida em três blocos. Apesar da estrutura imponente, o local tem sido “subutilizado” nos últimos anos. São aproximadamente 60 alunos matriculados nas oficinas de costura, mantidos pela própria Prefeitura, e outros 60 em cursos de Química, desenvolvido em parceria com o Senai. Cabe lembrar que, há alguns anos, o centro chegou a atender a mais de 1,2 mil pessoas.

A ideia, segundo o Secretário Municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi, é utilizar o terceiro bloco do prédio para instalar o Centro de Inovação, e aumentar a utilização dos demais blocos. O espaço poderá receber parte da infraestrutura da própria Secretaria de Tecnologia, além de abrigar espaços para as empresas juniores, sala fixa para o Conselho Municipal de ciência e Tecnologia e receber projeto da PoloIn, uma Central de Atendimento.

Ali, estudantes de graduação, pós-graduação e até mesmo profissionais que já estão no mercado poderão apresentar projetos de negócios que, após a avaliação e aprovação de uma equipe técnica, poderão usar o espaço do centro para desenvolver sua ideia e elaborar o modelo de negócio.

Mensalmente, os empreendedores participarão de reuniões com mentores -profissionais do mercado - para refletir, apoiar e sugerir aprimoramentos no modelo de negócio.

Outras atividades

No bloco 1, concentram-se cursos de corte e costura, os quais continuarão a ser desenvolvidos. Aliás, o prefeito Nelson Bugalho antecipou que a intenção é descentralizar o curso, levando a capacitação para bairros mais afastados do centro, como o Ana Jacinta, Jardim Morada do Sol e o distrito de Montalvão. O bloco também conta com um anfiteatro com capacidade para mais de 200 pessoas.

Já no segundo bloco, estão instalados equipamentos químicos, para estudo de bromatologia, cromatografia, mecânica de fluídos, ensaios técnicos, entre outros. São aparelhos modernos e que, conforme Alessi, continuarão a ser utilizados, mas com o objetivo de contribuir com estudantes da rede municipal e estadual, graduandos e também para prestar serviços a empresas da cidade. Os alunos de cursos vinculados ao Senai, que estudam na Fundação, deverão ser levados para a sede própria da instituição.