O prefeito Nelson Bugalho participou neste domingo (19/3) da iniciativa de conscientização ambiental promovida pelo grupo “ Amigas da Natureza”, realizada na Praça dos Pioneiros, no Jardim das Rosas.

O prefeito foi conhecer o trabalho do grupo, fundado por mulheres e que hoje recebe também os moradores do bairro. A ação foi para chamar atenção para a necessidade de reuso da água. Também participou da iniciativa o secretário do Meio Ambiente, Wilson Portela e a professora de educação ambiental da Prefeitura, Eliana Junqueira.

Segundo uma das coordenadoras do grupo, Eliana Maria Álvares Guimarães, a proposta é que os visitantes e frequentadores do espaço entendam a necessidade de preservar as árvores e de manter o local sem lixo: “contribuímos com um trabalho voluntário que implica em limpar o espaço, recolher o lixo, varrer a praça, enfim, fazer algo que seja educativo”, disse.

O tema escolhido para a ação do último domingo foi o reuso da água para lembrar o Dia Mundial da Água, que será comemorado no dia 22 de março.

Os voluntários produziram faixas e levaram garrafas que depois de receberem recadinhos sobre a importância da preservação foram penduradas nas árvores da praça.

Luiz Felipe, de 7 anos, estava na praça acompanhado da madrinha e estava entusiasmado com a ação. Sem desgrudar da mascote do grupo, a cachorrinha Olívia. Durante o evento ele mostrava orgulhoso a árvore que plantou e que adotou e vem sempre visitar.

A professora Simone Bileu Giroto, do Sesi, foi conhecer de perto a iniciativa e disse que vai propor uma parceria com a secretaria municipal do Meio Ambiente para que iniciativas como esta sejam realizadas por alunos da escola com a proposta de adotar outras áreas públicas.