Nesta terça-feira (14/03), a ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes realizou atividades educativas para pacientes com diabetes que fazem uso de insulina diariamente. Durante as ações, foram abordados temas como armazenamento, dosagem e aplicação corretas de insulina, bem como os cuidados para o descarte correto da agulha e fita usadas na aplicação de insulina. Os assuntos foram tratados pela equipe de farmácia da ESF, sob responsabilidade da farmacêutica Sueleni Garcia Cavalli.

Ainda durante a realização das atividades, o nutricionista do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Raphael Alves Macedo Bongiovani, falou sobre os cuidados com alimentação saudável para pacientes com diabetes e sanou dúvidas existentes entre os mesmos.

Segundo nutricionista objetivo da ação é orientar os pacientes a melhorarem os cuidados no tratamento do diabetes, tendo em vista que muitos apresentam muitas duvidas em relação a uso correto da insulina e os cuidados com alimentação.

Conforme Bongiovani, o trabalho de orientação aos pacientes com uso diário de insulina será realizado ainda neste mês de março nas ESFs Vila Marcondes no dia 23 e na Esf Maracanã dia 27.

O nutricionista ressaltou ainda a importância do trabalho em conjunto. “Assim conseguimos esclarecer as dúvidas dos pacientes melhorando o estado de saúde e qualidade de vida”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação