A partir da próxima segunda-feira (13/03), a Prefeitura de Presidente Prudente poderá ser notificada pelo telefone 156 sobre denúncias em casos de maus-tratos, como abusos, abandono e crueldade contra animais.

O atendimento será encaminhado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), que a partir de então manterá um setor específico para receber, apurar e tomar as medidas cabíveis.

Maus-tratos são situações que envolvem a prática de abusos, ferir, mutilar ou matar animais, sejam eles domésticos, domesticados, silvestres, nativos ou exóticos. O assunto é disciplinado pela Lei Federal 9.605/1998.

A partir do registro, uma equipe vai até o local indicado realizar uma orientação. Ainda de acordo com a assessora de secretaria, Thaís Fernanda Silva, a denúncia deve ocorrer somente quando tem certeza do que está acontecendo. “No ato da solicitação, o cidadão deve descrever o endereço, com o nome de rua, o número do imóvel, o número de animais e que tipos de maus-tratos estão sendo percebidos”, disse.

Para denunciar maus tratos com animais basta ligar na Central de Atendimento 156 da Prefeitura de Presidente Prudente, de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas. Podem ser informadas também através do e-mail da Central de Atendimento, que é o 156@presidenteprudente.sp.gov.br, ou ainda pelo WhatsApp (18) 99661-9353.