A pintura sempre se caracterizou como uma maneira de expressão dos pensamentos, sentimentos e ideias. Mas, na vida do pequeno Matheus Fernandes Raimundo, 9 anos, as artes plásticas ocupam um papel ainda mais profundo: são o seu próprio meio de comunicação com o mundo.

Por meio das cores e formas, o jovem, que nasceu com síndrome de down, transmite suas sensações e impressões sobre a vida e as pessoas que o rodeiam. A exposição “Um Olhar Especial” está instalada na Galeria Takeo Sawada, do Centro Cultural Matarazzo, e pode ser visitada até o dia 5 de março.

Até os 8 anos, Matheus pouco se comunicava com o meio exterior. Segundo o pai dele, o funcionário público Paulo Raimundo, 58 anos, o garoto praticamente não andava e era muito nervoso, por conta dificuldade em se expressar. “Tentávamos ensiná-lo a escrever, para que assim pudesse se comunicar, mas ele não queria. Jogava o lápis bem longe”, disse o pai.

Foi quando a estagiária que o acompanhava durante as aulas, Eliana de Oliveira Martins Cardoso, na Escola Municipal Cel. José Soares Marcondes, apresentou-lhe o pincel e a tinta guache, na tentativa de conquistar a sua simpatia. E foi tiro e queda. O garoto se apaixonou pela pintura e, em menos de 10 meses, já criou 52 quadros. Destes, 33 foram levados para a exposição.

A descoberta da vocação artística transformou a vida de Matheus. “Hoje ele está muito mais calmo, sorridente e já consegue dar alguns passos em pé, sendo que até ano passado ele praticamente só engatinhava”, conta Paulo.

A exposição foi lançada oficialmente no dia 7 de fevereiro, e contou com a presença dos professores de Matheus, familiares e amigos da família. Quem quiser conhecer o trabalho do pequeno artista, pode visitar a exposição de segunda a sábado, das 8h30 às 22h. Já aos domingos e feriados, o espaço fica aberto das 16h às 22h.