Espaço integra instalações do Matarazzo e contará com programação gratuita durante todo mês de junho

Oficialmente inaugurado. Esta é situação do Teatro Municipal de Presidente Prudente ‘Paulo Roberto Lisboa’, que, segundo o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, integra e completa as instalações do Centro Cultural Matarazzo. A inauguração do espaço cultural, realizada na noite dessa quinta-feira (05/06), reuniu diversas autoridades municipais e estaduais e demais convidados. Na sequência, os presentes puderam assistir ao primeiro espetáculo encenado no palco do espaço, ‘Madamme Butterfly – a ópera contada e cantada’.

Em sua fala, a viúva do homenageado, Leonor Simões Lisboa, disse estar com o coração “cheiro de orgulho, alegria e saudade”. “Saudade por ele ter ido muito cedo deixando sonhos para serem realizados e por ter sido meu parceiro fiel de ideias e ideais. Alegria por me lembrar de seus projetos e dentre eles sempre se projetou um palco iluminado como este. E orgulho porque de suas ideias e amigos aqui presentes nasceram as primeiras discussões sobre a possibilidade dessas instalações, até então abandonas, se transformarem em um espaço cultural. E que, pelos esforços de outros, se concretizaram e se tornou realidade o Centro Cultural Matarazzo. Passado algum tempo, estamos inaugurando essa grande sala que leva o nome de Paulo Roberto Lisboa, meu companheiro, querido professor e cidadão prudentino como poucos”, discursou, emocionada.

Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura de Prudente, Fábio Nougueira, o Teatro ‘Paulo Roberto Lisboa’ é um sonho dos prudentinos. “Pessoas que moraram aqui e que moram, enfim. Sonho de muita gente, inclusive do Paulo Roberto Lisboa, o caracu e grande homenageado. Prudente ganha, talvez, o mais bem equipado teatro público do Estado de São Paulo. Não é o maior em tamanho, mas em questões de modernidade não tem nada similar no estado em relação a teatro público”, ressaltou.

Já o secretário adjunto da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Tiezzi, disse ser uma satisfação, por parte da pasta estadual, participar da inauguração de um teatro como o ‘Paulo Roberto Lisboa’. “É só entrar aqui que se percebe que é um teatro de primeira linha e que Prudente merece. Do ponto de vista da secretaria gostamos muito também de fazer esse tipo de apoio, que é de gasto e investimento, gasto público de qualidade. O teatro vai ficar para sempre e é um grande teatro. Esse tipo de investimento é sempre muito importante. Uma satisfação trabalhar com Prudente na área da cultura, é prazeroso, é inovador”, enalteceu.

Em sua vez, o deputado estadual Mauro Bragato, que na oportunidade representou o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, explanou que o chefe do Estado gostaria de estar presente e não podendo pediu a ele que transmitisse o abraço ao prefeito Tupã, bem como lembrasse do compromisso dele com a cidade e região. A contribuição do governo estadual foi pequena pelo tamanho da obra, os investimentos necessários para que colocasse o teatro em funcionamento foi bastante importante. Esta é uma noite memorável e Prudente está de parabéns”, expôs, elogiando ainda o trabalho do secretário de Cultura, que “luta bastante por acreditar que a cultura, como todos nós acreditamos, é uma forma de superar as diferenças e fazer todos crescerem”.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo foi categórico ao dizer que a escolha do nome do teatro foi bem feito e que, “sem sombra de dúvidas”, o homenageado amava Prudente. Além disso, Tupã pediu ao secretário de Cultura que faça do Teatro ‘Paulo Roberto Lisboa’ um espaço democrático, onde não exista diferença de classe social e onde toda população prudentina possa participar e “conhecer e ganhar conhecimentos para fazer a cidade cada vez melhor”. “Essa é a grande obra que podemos deixar, um espaço democrático em que toda população possa participar e possamos então, junto com a educação, assistência e esporte, melhorar a qualidade de vida dos prudentinos. Cada um dos prudentinos tem uma mão aqui”, pontuou.

O prefeito prudentino falou ainda sobre as instalações do teatro. Segundo ele, é um lugar confortável e acessível, o que atende as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Um espaço para que possamos nos tornar cada vez mais referencia na área cultural do estado. Já somos, e agora com a entrega do teatro com tudo que há de melhor na área de tecnologia, damos um passo muito grande para recebermos espetáculos de todos os níveis”, destacou.

Programação Mensal – Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, o mês de junho será repleto de programação gratuita. Entretanto, a entrada deverá ser retirada 2h antes da apresentação. Na sexta-feira (6), às 20h, tem a Orquestra do Grupo de Referência do Projeto Guri. No sábado (7), às 20h, Ensaio Aberto da Orquestra Municipal de Viola. No domingo (8), também às 20h, tem a peça ‘Casa de Bonecas’. Já no dia 11, às 20h, tem o Concerto de Música da Câmara, Escola de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes. No dia 14, às 20h, apresentação de Taiko Dantai. No dia 15, às 20h, grupos de MPB, Jazz e Choro, também da Escola Municipal de Artes.

Ainda no cronograma, no dia 18, às 9h, tem a palestra com Dermeval Saviani. Esta ação é da Secretaria Municipal de Educação e é destinada aos professores da Rede Municipal de Educação. No dia 20, às 20h, o Grupo Divano retorna ao palco do teatro. No dia 21, às 20h, apresentação do espetáculo ‘Volta ao Mundo’, pelo grupo de dança Beth Libório. No dia 22, às 20h, Dança In Prudente. No dia 25, às 20h, ‘Alma Popular’, pelo Clube do Meio Artístico. No dia 26, às 20h, Philarmônica Triunfal. No dia 27, às 20h, Coral Vozes Prudentinas. Encerrando o mês de junho, às 20h, tem Adriana Cavalcanti.