A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza hoje (25) e amanhã o 1º Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) e concomitantemente o 4º Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: atitude para curtir a vida, no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe).

Com o tema: “Conhecendo e enfrentando as principais vulnerabilidades vivenciáveis por crianças, adolescentes e jovens”, o evento – que reúne profissionais que lidam com crianças, adolescentes e jovens e que trabalham em Organizações Não-Governamentais (Ong’s) e nas áreas da saúde, educação e assistência social – tem o objetivo de oferecer formação e articulação entre esses profissionais para que possam entender a vivência e atender de forma adequada de modo a possibilitar a diminuição das vulnerabilidades a que crianças, adolescentes e jovens possam vivenciar em seus ambientes.

A mesa de trabalhos foi composta por representantes da Saúde, Assistência Social, universidades e juventude prudentina. A abertura oficial foi feita pela secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, que enfatizou a intersetorialidade da ação. “Esse evento representa a união das esferas federais, estaduais e municipais com o objetivo de suscitar o saber de todos profissionais sobre essa temática, o que resultará em pleno desenvolvimento de seu trabalho no cotidiano”, pontua.

Entre os 250 participantes, o seminário conta com a presença de profissionais de outras cidades da região e do país, como Teodoro Sampaio, Álvares Machado, Ouro Verde, Junqueirópolis, Santana do Parnaíba, São Paulo, Cafeara (PR), Maringá (PR) e Florianópolis (SC). Na parte da manhã, foram apresentados os integrantes do Grupo Gestor Municipal (GGM). Em seguida, houve a apresentação das ações do Projeto SPE pela educadora de saúde pública da Seduc, Selma Freitas Martin e do Programa PSE, pela apoiadora institucional das Estratégias de Saúde da família, Adriana Vitório.

Dando continuidade, a drª Maria José Carvalho Sant´Anna, chefe do Serviço de Medicina do Adolescente da Santa Casa de São Paulo, explanou sobre Saúde Sexual e Reprodutiva – Gravidez na adolescência. Já a médica Helena Morishita apresentou o Programa Saúde na Escola, da cidade de Santana do Parnaíba.

No período da tarde a programação contou com apresentação cultural com o grupo Ruas de Fogo. Previstas ainda a apresentação de experiências e trabalhos de educação preventiva e sexual nas escolas com Edison de Almeida e Silvani Arruda. Após a palestra: Educação Sexual nos espaços educacionais, proferida pela professora drª Jimena Furlani da Universidade do Estado de Santa Catarina, haverá mesa de discussões sobre drogas lícitas com apresentações de quatro trabalhos: Programa: ‘Crack É Possível Vencer’, do Governo Federal, pela secretária municipal de Assistência Social Regina Penatti; ‘Trabalho no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas)’, por Cristina Zambrano; ‘Pesquisa relacionada ao uso indevido de drogas’, pelo professor Gelson Guibu e por fim ‘Proposta de Trabalho de prevenção às drogas no PSE’, por Selma Martin.

A programação segue amanhã (26) com cursos e oficinas direcionadas a professores da Rede Municipal e profissionais da Secretaria de Assistência Social. (por Samanta Cardoso – MTB 37.496)