Presidente Prudente sediou nesta quarta-feira (24/07) a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), no auditório do Ceforppe com a presença de cerca de 200 pessoas entre funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e demais setores. A abertura do evento contou com a participação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e da secretária de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi. Na ocasião, o prefeito falou sobre importância do evento e lembrou que Prudente tem cumprido sua missão na educação. Ele destacou dois pontos principais, o programa de educação integral Cidadescola, reconhecido pelos governos federal e estadual e os investimentos na educação, que superam os 25% obrigatórios por lei, com reformas e ampliações de escolas da Rede Municipal de Educação.

Na oportunidade, o prefeito Tupã destacou que “o documento do CONAE elaborado pelo município será discutido em Brasília e não ficará somente no papel”. As propostas recebidas serão levadas às conferências que ocorrem nas etapas regional, estadual, e federal. Por fim, a etapa nacional, onde as propostas serão transformadas num documento global com as reivindicações de melhorias na educação. Em seguida, os temas deverão ser inseridos no Plano Nacional de Educação, que está tramitando no Congresso com propostas e metas educacionais, que tem validade para o período 2011 - 2020.

Conforme a secretária municipal de Educação, a realização do encontro CONAE representa um ‘exercício da cidadania’, já que as propostas servirão de base para as mudanças necessárias na educação, além de direcionar as políticas públicas educacionais no Brasil. Segundo ela, as discussões começam nas bases e abrangem temas principais, como exemplo, sobre o Financiamento da Educação, a Formação dos Professores, Temáticas Essenciais da Proposta Curricular da Educação, Como deve ser organizado o ensino no país, dentre outros assuntos.

As propostas devem contribuir com melhorias na educação em diversos níveis, infantil, fundamental, médio e ensino superior. A secretária resume que o encontro desta quarta-feira consiste numa reunião preparatória para a ‘Conferencia Nacional da Educação’, onde será organizado o plano de educação brasileira. Antes disso, o próximo passo será no Encontro Intermunicipal que ocorre em Prudente nos dias 1 e 2 de agosto, no Salão do Limoeiro. O evento reunirá representantes de 52 municípios.

Para garantir a representatividade na intermunicipal, Prudente realizará a eleição dos 200 delegados no dia 29 de julho no Ceforppe. No encontro Intermunicipal, também serão apreciadas as propostas encaminhadas pelas escolas, após debaterem o tema junto com a comunidade e os professores. As reuniões nas escolas foram realizadas no dia 5 de julho. Já as discussões apresentadas nesta quarta-feira serão resumidas numa plenária com base em sete eixos principais da educação e o documento será formalizado na reunião intermunicipal.