A 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza segue até a próxima sexta-feira (26/04) em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) de Presidente Prudente. Nesse sábado (20), conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, foi lembrado o Dia de Mobilização Nacional contra a doença. Com o intuito de imunizar o maior número de munícipes que integram os grupos prioritários, além de todas unidades, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizou atendimento na Praça 9 de Julho e no trecho do Calçadão da Maffei que compreende a Avenida Brasil e a Rua Doutor José Foz.

Até o presente, conforme informa a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, foram vacinadas 1.199 crianças, o que representa 31% do grupo de menores de dois anos, 541 gestantes, que compreende a 28%, 129 puérperas que totaliza 40% e 10.106 idosos, o que envolve 35% dos munícipes com mais 60 anos. “No total, imunizamos 34,5% dos grupos prioritários. Porém, pelo preconizado pelo Ministério da Saúde, o número era pra estar maior. Aliás, está última semana da campanha seria para vacinarmos apenas os 10% que faltaria para atingirmos os 80%, mas percebemos que ainda falta muita gente para vacinarmos”, comenta.

Ela diz ainda que no sábado (20) o movimento nas unidades de saúde foi fraco e que a segunda-feira (22) está sendo marcada por movimento intenso. Já sobre a prorrogação da campanha, Silva conta que até o presente o Ministério da Saúde não enviou nenhum comunicado a VEM sobre o assunto.

Em relação ao atendimento dos acamados, ela informa que os mesmos ainda podem ligar na unidade mais próxima de sua residência que o enfermeiro irá vaciná-lo. “Pedimos que solicite o atendimento a domicílio somente quem realmente precisa. No sábado [20] fomos em algumas residências que o paciente não estava, o acamado tinha saído. Essa situação dificulta o trabalho das unidades e as vezes deixamos de atender àquele que realmente precisa”, aponta. (Por Guilherme Santana)