Com o slogan ‘Roupa boa a gente doa’, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, a primeira-dama Renata Guimarães Santos Mello, lançou oficialmente, na tarde desta sexta-feira (19/04), a Campanha do Agasalho 2013. Na cerimônia, que contou com a presença de autoridades civis, municipais, vereadores e representantes das 72 instituições e empresas apoiadoras da iniciativa, Mello aproveitou a oportunidade e anunciou que as entidades do município que estão em situação regular poderão ser contempladas, através de convênio firmado entre o município e o Fundo Social do Estado de São Paulo, com os projetos ‘Padaria Artesanal’ e ‘Escola de Moda’. Para tais, as mesmas terão que entrar em contato com a entidade do Estado para viabilizar toda documentação necessária.

A primeira-dama anunciou também que os mutirões de arrecadação nos bairros prudentinos ocorrerão nos dias 18 e 25 de maio. “Serão dois sábados que iremos até os logradouros com os atiradores do Tiro de Guerra e os voluntários para arrecadar as roupas que a população irá doar”, conta. Em relação a meta para este ano, já que a de 2012 foi atingida com a arrecadação de 200 mil peças, ela não faz referência a números, mas deixa claro que a intenção é arrecadar uma quantidade superior a do ano passado.

“A cada ano temos ficado mais felizes porque estão vindo mais voluntários, mais empresas e todo esse sucesso que estamos alcançando devemos aos parceiros e especialmente a população que doa as roupas. Todo ano temos superado os números, e este ano pretendemos arrecadar mais de 200 mil peças”, comenta.

A coordenadora da campanha, Miriam Brandão, espera que mais um ano a meta seja atingida. “Todo projeto bem organizado vai superando as metas e melhorando a cada ano que passa. A Campanha do Agasalho é um trabalho de formiguinha”, pontua, para acrescentar que a arrecadação referente a primeira etapa da iniciativa será destinada as 72 entidades cadastradas no Fundo Social. Já a segunda fase será para atender a demanda das famílias prudentinas em situação de vulnerabilidade social.

Brandão ressalta ainda que no dia 11 de maio o CNA realizará um bingo solidário, das 9h às 11h, no Prudente Park Shopping. Para participar, o interessado terá que doar três peças de agasalhos para retirar a cartela e concorrer aos brindes doados pelas lojas. Ao todo, serão disponibilizadas 400 cartelas.

Arrecadações – Em 2009, a primeira campanha promovida na gestão do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), a meta do Fundo Social de Solidariedade era de arrecadar 70 mil peças. Naquele ano, a entidade superou objetivo e atingiu a marca de 110 mil agasalhos recolhidos. Já em 2010, o número subiu para 150. Em 2011, foram angariadas 190. No ano passado, em 2012, 200 mil. (Por Guilherme Santana)