Quem mora na zona leste de Presidente Prudente e em outras regiões do município tem percebido o quanto às condições de trafegabilidade em algumas ruas e avenidas tem melhorado com os trabalhos de recapeamento asfáltico, executados pela Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) e pela empreiteira de Votuporanga Demop Participações Ltda. Investimentos que resultam de empenho da administração pública municipal, que tem se esforçado, e conseguido recursos junto às esferas federal e estadual, visando aplicá-los também no setor de infraestrutura urbana, além de saúde e educação, os dois considerados mais prioritários num governo. E prova de que essas melhorias nas ruas não param, é a grande força-tarefa da empresa de economia mista que nesta sexta-feira (16/03) mobiliza duas equipes na recuperação da rua Mendes de Morais.

A rua compreende dentre outros bairros, as vilas Marcondes, Brasil, Iti, Verinha, além do Jardim Planalto. Um benefício comemorado pelos moradores daquela região, entre eles o auxiliar de expedição, Anderson Domingos, 27 anos, morador da Vila Verinha. Ele conta que há mais de oito anos a rua não recebia melhorias, o que na opinião dele, vinha incomodando não somente a população local, como também os motoristas que precisam trafegar diariamente pela via. “Essa recuperação é ótima, porque sinceramente estava ruim de trafegar por aqui, principalmente em razão dos buracos. Vendo o maquinário todo mobilizado e parte da rua já recuperada, não tenho dúvidas de que a rua ficará bem melhor”, aposta ele.

Opinião praticamente a mesma ostenta a corretora de seguros Doralice Virag Maffei, 57 anos, moradora da Vila Marina. “Essa rua estava mesmo cheia de buracos. Outro dia mesmo ia passando por ela e quase cai. Não por causa dos buracos, mas por conta das ‘pedrinhas’ que estavam se soltando do asfalto deteriorado. Para evitar qualquer problema, tenho procurado outros caminhos alternativos”, diz ela, se referindo a ruas próximas dali até então em condições melhores. “Agora, graças Deus, terei um tapete para passar”, completou a corretora em tom de elogio.

Morador da Vila Brasil, o garçom Alexandre dos Reis Piccinin, 34 anos, acredita que a recuperação da Mendes de Morais vai contribuir principalmente para mais segurança no trânsito. “O asfalto aqui estava ruim, não muito, mas estava. E assim como em rodovias, a gente tem a noção de que buracos podem ser causadores de acidentes. Nos preocupávamos com isso, porque essa rua é caminho de desvio por parte de muita gente que quer ‘contornar’ a cidade sem enfrentar semáforos e trânsito intenso. Ainda bem que a Prefeitura está investindo em sua melhoria. Tomara que outras ruas aqui do nosso entorno também sejam melhoradas”, opina.

Também residente na Vila Brasil, o aposentado João Marques da Silva, 83 anos, se diz contente em saber que a administração do prefeito Tupã tem subsidiado aquela região com inúmeros benefícios. “Nem posso dizer que essa rua vai melhorar muito porque já está melhorando. E essa obra é exatamente a que faltava aqui, o que demonstra interesse dos administradores públicos conosco”, considera.

A melhoria na rua Mendes de Morais começou nessa quinta-feira (15) e segundo o engenheiro da empresa de economia mista, Ronaldo Florentino dos Santos, integra o plano que prevê investimentos de R$ 7.207.241,80 na recuperação de 122 logradouros (entre ruas e avenidas). Lá, mais de um quilômetro de extensão recebe o recapeamento, hoje priorizado no trecho que vai da Tancredo Neves até a Salvador Zangari. “Amanhã [sábado] estaremos no mesmo local fazendo o trecho que vai da Gerdal até a travessia da Motta”, acrescenta, revelando que no total 11.089,5 metros quadrados da rua serão melhorados através desse plano.

Até agora, mais de 30 logradouros já foram melhorados por meio desse convênio, sendo eles os seguintes: avenida Massaharu Akaki, no Jardim Monte Rey; rua Paulo Eiró, no Jardim Paulista; avenida Aurelino Coutinho, no Jardim Alto da Boa Vista; avenida das Flores, no Cecap; avenida Getúlio Vargas, no Bosque; avenida Luiz Cesário, compreendendo os bairros Cambuy, Morumbi e Parque Cerejeiras; ruas Bertioga e Bolívia, ambas na Vila Geni; rua Claudionor Sandoval, no Jardim Paulista; rua Anita Costa, no Bosque; rua Armando Sales de Oliveira, no Jardim Paulista; rua Cícero de Barros e Dom Pedro I e II, no Jardim Paulista; rua Dona Lazinha, no Alto da Bela Vista; rua Dona Neofita Nascimento, na Vila Tazitsu; e rua dos Paulistas, no Jardim Paulista.

Completam a lista ainda as ruas Elizeu Prestes, no Bosque; Estados Unidos, na Vila Geni; Jacinto Angeli, no Jardim Eldorado; Florianópolis, no Jardim Paulista; Higino Langhi, no Parque São Judas Tadeu; Joaquim Pereira da Paixão, no Jardim Monte Alto; José Alfredo Silva, Júlio Franca, Kobata, Maria Luiza Bastos e Nestor Seabra, no Jardim Paulista; rua Peru, na Vila Geni; rua Roberto Mange, no Jardim Marupiara; rua 7 de Setembro, na Vila Dubus; rua Tiradentes, no Jardim Paulista; rua Uchoa Filho, no Jardim Marupiara; e Travessa Soldado Nilson Oliveira, no Bosque.

Retrospecto – Conforme já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, de 2009 a 2011, a Prudenco investiu R$ 27.506,422,00 em obras de recapeamento (recuperação asfáltica) e pavimentação asfáltica (novo asfalto). Foram executados nos últimos três anos 761.216 m² de recape, e 192.720 m² de pavimentação. Neste valor, os R$ 7 milhões do atual plano em execução já está incluído. Só o que foi feito até agora, referente a este mesmo plano – 45 mil m² – é que não está nesta contagem de metros quadrados de pavimentação e recape. Além destes investimentos, há outros também, como o plano de recuperação da malha viária, executado desde o dia 10 de junho do ano passado, pela Demop. Neste, é investido num primeiro momento cerca de R$ 15 milhões.