O nome do narrador esportivo e jornalista prudentino Flávio Araújo nunca mais será esquecido em Presidente Prudente. É que nesta sexta-feira (23/12) ele foi definitivamente perpetuado na nomenclatura do Centro de Formação de Atletas, a nova praça esportiva do Jardim Everest inaugurada com grande festa pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e pelo vice-prefeito Marcos Vinha (PT). O novo espaço, que inclui estrutura de atendimento médico e preparação física, quadra coberta e campo de futebol, custou ao município R$ 1.200.000,00 e passa ser referência na área esportiva. Além do jornalista que reside atualmente em Águas de Santa Bárbara e que se sentiu lisonjeado com a homenagem que lhe foi prestada, a mãe do saudoso Antônio Carlos Ferreira, o Toninho Beijinho Doce (ex-jogador do Corintians de Prudente) e que dá nome ao campo de futebol do local, Maria Dolores de Francisca, 76 anos, também recebeu homenagens da atual gestão. A ambos foram entregues cartões de prata.

Além do chefe do Executivo, do vice-prefeito e dos homenageados, participaram da inauguração secretários municipais, dirigentes do Grêmio Prudente, entre eles o presidente Marco Antônio Monteiro de Almeida, além de representantes de entidades e empresários locais. A obra foi à última inaugurada do ano, contemplada no pacote de obras lançado pela atual administração no ano passado. São recursos próprios da Prefeitura. Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alfredo Penha, além da nova construção de 800 metros quadrados de área que vai abrigar dentre outras repartições, sala de arquivo, academia, auditório, sala de fisioterapia e hidroterapia com piscina aquecida para que os atletas fazem relaxamento da musculatura na água, foi priorizada também a cobertura da quadra existente, trocado o gramado do campo e implantando nova drenagem e sistema automatizado de irrigação.

O prefeito ressaltou que a entrega da obra representa mais do que um compromisso assumido e cumprido: “representa também a valorização da mais importante praça esportiva do Jardim Everest que por anos ficou praticamente sem receber benfeitorias”. “Hoje é um dia muito especial. Estamos dando uma estrutura mínima também para que o Grêmio [Prudente] possa se preparar melhor para as competições. Nós tivemos uma alegria muito grande que poucas cidades têm, que é de ter uma equipe na elite do futebol paulista. Tínhamos também o compromisso com os moradores do Everest. Por isso reurbanizamos essa área e estamos muitos felizes por isso”, enfatizou.

Tupã destacou ainda que vai se reunir posteriormente com a secretária municipal de Esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Neto, a ‘Tute’, para que horários possam acertados e alunos das escolinhas de futebol da Semepp usufruam daquela estrutura para treinar. “Nós estamos ainda adaptando os horários”, confirma.

O chefe do Executivo também falou porque a administração municipal optou em homenagear Flávio Araújo. “É uma pessoa que merece. Eu acho que nós temos que fazer as homenagens quando as pessoas estão vivas, para que ela possa sentir que fez alguma coisa importante, deixou o nome marcado numa cidade. E o Flávio deixou o nome marcado não só em Prudente, mas no Brasil, no mundo. Uma pessoa que narrou quatro copas do mundo, mas principalmente levou o nome da nossa cidade para fora. Então eu vejo com muita Justiça essa homenagem”, frisou. E brincou: “Ele é tão importante que mesmo nós estando na antevéspera do Natal, vieram diversos empresários fazer questão de homenageá-lo”, completou, contente.

Com 76 anos de idade bem vividos, o lúcido jornalista prudentino homenageado falou do momento que ele próprio classificou como único e de imensa felicidade. “Recebo a homenagem com uma emoção profunda e com a exatidão daquele que nascido em Presidente Prudente viveu etapas da vida nessa cidade”, acrescenta. De forma sucinta, ele também fez questão de rememorar o passado vivido na maior cidade da 10ª Região Administrativa. “Conheci o esporte nas ruas de terras de Prudente. Naquele tempo eu cheguei a jogar bola no Calçadão atual, ainda de muita poeira e de muita areia. Vendo hoje este local [Prudente] eu percebo como a cidade avantajou-se nesta extraordinária condição de crescimento. Prudente tem no seu comando pessoas interessadas com o esporte. Os poderes municipais de prefeito, vive-prefeito, vereadores, secretários, a população. Todas as pessoas recebem este local com a mesma alegria que o humilde prudentino recebe a colocação de seu nome no seu local. É um orgulho imenso participar da vida de Prudente”, termina. (Fotos – Marcos Sanches)