Uma festa que reúne a gastronomia de 14 nações diferentes e que ao mesmo tempo, no sentido figurativo da palavra, promove a integração e cela o espírito de paz entre diversos povos em um único espaço. Esta é a proposta da 14ª Festa das Nações, que ocorre entre os dias 8 e 11 deste mês, portanto no próximo fim de semana, no Centro de Eventos IBC (antigo Instituto Brasileiro do Café). A organização é da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Vila Maristela. De acordo com um dos organizadores do evento, Carlos Antônio Bertocco, cerca de 60 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de festa, que neste ano terá horários especiais em razão do feriado estadual referente ao Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, lembrado na próxima sexta-feira (09/07). A entrada é gratuita.

A única cobrança, frisa Bertocco, se dará para estacionamento de veículos na área ao redor do local e no espaço das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo – cedido à paróquia para esta finalidade. “Serão cobrados R$ 3,00, sendo que o estacionamento terá segurança durante todo o tempo da festa. Com isso, toda a arrecadação, tanto do estacionamento quanto da comercialização de bebidas e pratos típicos, será revertida para as cerca de 25 entidades sociais mantidas pela paróquia, incluindo a Aprev [Associação Prudente Recuperando Vidas]”, expõe.

Este ano, conta Bertocco, aproximadamente 1.500 voluntários vão trabalhar nos bastidores da festa. Ao todo, serão quatro bares (para comercialização de bebidas) e 21 barracas, sendo 14 delas de nacionalidades diferentes. São elas: africana, alemã, americana, árabe, brasileira, suíça, espanhola, grega, havaiana, inglesa, italiana, japonesa, mexicana e portuguesa. “Teremos ainda a barraca do café, pão e queijo, além das barracas recreativas e de doces voltadas para o público infantil”, lembra.

A novidade é o retorno da barraca africana, que dentre outras delícias, terão como opção de prato a moqueca de peixe, o bobó de camarão e frango e o apimentado acarajé. “A barraca espanhola também terá novidade no cardápio, com o retorno do puchero além do camarão à espanhola”, antecipa. No ano passado, lembra ele, 51 mil pessoas passaram pela 13ª edição da Festa das Nações realizada pela primeira vez no local. “Este ano esperamos nove mil a mais, até mesmo pelo tempo que está firme. No ano passado choveu durante a festa, o que prejudicou um pouco”, explica.

Horários –A festa terá início na próxima quinta-feira (8), a partir das 19h. Antes, porém, a partir das 18h15, o padre Antônio Sérgio Giroti (Tute) fará a benção do espaço. Na sexta-feira (9), por causa do feriado, começa por volta das 11h30 e se estende até à noite. No sábado (10), o horário de funcionamento será o mesmo do dia anterior. Já no último dia (domingo – dia 11), a festa se encerrará com o tradicional almoço de domingo previsto para a partir do meio-dia. “Neste mesmo dia, em razão da final da Copa do Mundo, na África do Sul, estaremos disponibilizando um telão para os interessados em assistir a partida”, encerra.

Fonte: Secretaria de Comunicação