Um almoço especial com direito a churrasco e música ao vivo marcou o encerramento da Semana Municipal da Pessoa em Situação de Rua, programação preparada pela Secretaria de Assistência Social de Prudente (SAS) com ações de humanização e acolhimento, como serviços de saúde e cuidados pessoais.

O evento de encerramento contou com a presença do prefeito Ed Thomas e da secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini. Também foram convidados para compartilhar suas histórias de superação o professor e artista Itamar Xavier, o servidor municipal e ex-morador de rua, Jandir Lourenço da Silva e a ex-moradora de rua, Karine.

Cerca de 100 pessoas, que são assistidas no município pelo Creas Pop e SAPRU (Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua), confraternizaram e compartilharam suas experiências no Clube da Prudenco (antigo Ceab).

O ex-morador de rua, Jandir Lourenço da Silva, que era um dos assistidos no Sapru, atualmente ocupa o cargo de serviços gerais no município de Presidente Prudente, conquistado após gabaritar a prova do concurso público. “Hoje aqui há varias pessoas que viveram na rua comigo, até em situação de droga. Eu errei, mas Deus me deu uma nova oportunidade. Se eu consegui, vocês também são capazes. Lutem, estudem, se amem e tenham fé, é possível”, declarou Jandir.

Também compartilhou sua história o artista Itamar Xavier, que é servidor do município, cargo conquistado após uma jornada de altos e baixos. “Nasci em São Paulo, em um bairro de extrema pobreza. Meus pais eram deficientes. Morei na rua, fui preso pela primeira vez aos 13 anos. Aos 27, cumpri minha última pena e sem muita explicação, vim parar em Prudente. Foi aqui que conquistei oportunidades. Quando percebi que envergonhava pessoas que me amavam, decidi mudar e abracei oportunidades”.

A aposentada Karine também é ex-moradora de rua que, com o auxílio da equipe técnica da SAS, recebeu tratamento de saúde especializado, saiu das ruas e atualmente mora em uma casa custeada pelo aluguel social com seus dois filhos. “Obrigada, sou muito grata a todos que me acolheram e me deram a mão. Hoje sou capaz de cuidar dos meus filhos, de estar com minha família, que não me abandonaram e lutaram pela minha recuperação”.

Conforme declaração da secretária da SAS, a equipe preparou as atividades com muito carinho e cuidado, porém, o trabalho realizado diariamente também é de muita importância. “Obrigada a todos que participaram com a gente. Agradeço também toda a equipe, que se empenhou para proporcionar esses dias especiais”.

O prefeito discursou sobre a importância do esforço diário para se conquistar melhores condições de vida e sobre oportunidade aos que mais necessitam. Também mencionou sobre um projeto que está sendo construído para inseri-los no mercado de trabalho por meio do Emprega Prudente. “Dar assistência é importante, mas mais importante é dar oportunidade. O Jandir é a maior conquista do meu mandato como prefeito, um grande exemplo para todos nós”.