A manhã desta quarta-feira (26/01) foi marcada por um ato de parceria entre a prefeitura de Presidente Prudente e a Polícia Militar Ambiental: a doação de duas embarcações aquáticas, sendo uma lancha e um barco, e um trailer. O evento de entrega foi realizado no Balneário da Amizade e contou com a presença de autoridades do município e da cidade de Álvares Machado.

Segundo o secretário de turismo, Adolfo Padilha, os meios de transporte serão destinados ao Parque Ecológico Cidade da Criança e ao próprio Balneário da Amizade. “O barco ficará aqui no Balneário para uso dos salva-vidas e bombeiros na fiscalização, e a lancha e o trailer pelos profissionais da Cidade da Criança. A nossa ideia é realizar uma escola do meio ambiente no Parque Ecológico em parceria com o Colégio Agrícola, e utilizar os equipamentos para auxiliar na educação ambiental, como por exemplo, cursos de manutenção de matas com a lancha”, explica.

De acordo com o capitão PM Júlio César Cacciari, os equipamentos doados foram provenientes de apreensões. “Ficamos muito contentes em estar realizando mais uma doação para a cidade de Prudente, também entregamos recentemente madeiras apreendidas para a prefeitura, e já pudemos contemplar a ponte construída aqui no Balneário. Acreditamos que da mesma forma que outras doações já foram usadas com responsabilidade, com os transportes e o trailer não será diferente”, declara.

Por sua vez, o prefeito Ed Thomas pontua a importância do trabalho da polícia ambiental e da cooperação em prol da população. ”A doação que recebemos é um complemento da revitalização dos lugares que receberão os equipamentos, e que já estamos trabalhando para melhorar a estrutura para o uso dos cidadãos”, ressalta.

Durante a solenidade, também foram estreitadas duas parcerias, uma com a Unoeste, e outra com a própria equipe da polícia ambiental. Com o apoio da Unoeste, o Balneário da Amizade receberá um estudo sobre a qualidade e a balneabilidade da água, ou seja, o que contribuirá para viabilizar o processo de despoluição da água do balneário.

Além das autoridades, estiveram presentes o vice-prefeito Izaque Silva, presidente da câmara, Demerson Dias, diretor da APEC, Augusto César de Oliveira Lima, as vereadoras Miriam Brandão e Nathália Gonzaga, secretário de cultura, Yuri Reis, secretário de agricultura, Maurício Nabhan, prefeito e vice-prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques e Luiz Francisco Boigues (Chiquinho), e demais convidados. (Colaboração- Isabela Gomes)