Com mais de 2,5 mil casos de covid-19 em Presidente Prudente apenas nesta semana (incluindo os 1.100 registros desta quarta-feira) e 5 mil notificações, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado uma série de medidas para buscar atender à demanda excepcional de pacientes e driblar o quadro de funcionários cada vez mais desfalcado, em razão dos afastamentos por covid-19.

Após reservar a UPA Zona Norte e o Pronto Atendimento da Cohab para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios 24 horas por dia, a administração municipal ampliará a equipe médica e multiprofissional atuando no Cohabão a partir desta quinta-feira (27). Dessa forma, na faixa das 17h às 23h, serão quatro médicos de plantão no local para atender cidadãos com sintomas da doença. Nos demais horários, haverá sempre três médicos de prontidão para atendimento exclusivo de sintomáticos.

A estruturação dos serviços de saúde tem esbarrado na falta de profissionais. Apenas em 2022, são mais de 350 servidores da secretaria de saúde que se afastaram por covid-19, o que equivale a 28% do total de funcionários. Além disso, há uma grande escassez de profissionais da área para atuar no enfrentamento à pandemia. “Estamos tentando contratar enfermeiros e médicos via CIOP, mas não estamos encontrando profissionais”, declarou o secretário-adjunto, Marco Aurélio Lucio.

Diante deste cenário, a Sesau encerrará momentaneamente os atendimentos do plantão estendido da ESF Humberto Salvador. Dessa forma, a unidade, que funcionava até as 22h, ficará aberta no mesmo horário de todas as demais Estratégias de Saúde da Família, até às 17h, e as equipes de saúde que atuavam nesta unidade serão deslocadas para reforçar o quadro do Cohabão. “Este é um momento atípico em que a prioridade é acolher os pacientes com covid-19, por isso, pedimos a compreensão e a colaboração da população”, declarou o prefeito Ed Thomas.

Outra mudança ocorre na unidade do Jardim Santana, na zona leste. Lá, o centro de apoio e testagem atenderá apenas a pacientes com exames agendados, tanto por UBSs quanto por ESFs, não mais os pacientes que procuram a unidade espontaneamente. Serão realizados até 230 exames por dia no local, mediante agendamento. Já o centro de testagem do Cohabão ficará limitado a 150 exames por dia. De acordo com Marco Aurélio, houve a necessidade de limitar a quantidade de testes para que seja possível registrar, processar e enviar todas as amostras para análise pelo Instituto Adolpho Lutz (IAL).

 

Fonte: Secretaria de Comunicação