A Vigilância Sanitária Municipal de Presidente Prudente (Visa), durante o fim de semana prolongado por conta do feriado de São Sebastião, de 20 a 23 de janeiro, realizou mais de 100 inspeções em estabelecimentos comerciais diversos, além de duas festas de grande porte. 

De acordo com o supervisor de departamento da Visa, Daniel Gulim, os estabelecimentos estavam em acordo com os protocolos e não houve autuações. 

Nas festas, ainda segundo Gulim, a equipe confirmou o cumprimento dos protocolos em ambas, porém, algumas pessoas estavam sem máscara ou utilizando de forma incorreta o equipamento de proteção. “Os protocolos do Plano São Paulo continuam valendo, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento de um metro entre as pessoas, aferição da temperatura corporal, fornecimento de álcool em gel 70% e verificação do passaporte vacinal, com pelo menos duas doses. As pessoas que estavam sem a máscara ou com o uso incorreto, foram orientadas de imediato”, explicou o supervisor. 

Essas medidas adotadas pela Visa vão ao encontro da recomendação do Ministério Público Estadual, com a intensificação da fiscalização em espaços e eventos suscetíveis a aglomeração, seja por meio de rondas ou mediante denúncias. Neste segundo caso, o órgão entra em contato com os organizadores do evento e orienta sobre os protocolos de prevenção à covid-19 vigentes e, além disso, promove uma vistoria in loco para conferir se as medidas foram adotadas.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação