Com a aproximação da Black Friday, que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro (26), o Procon Municipal pede cautela na hora de efetuar as compras, sejam em estabelecimentos comerciais ou pelo site.

É necessário que o consumidor, primeiramente, verifique a necessidade com relação ao produto ou serviço, evitando a compra por impulso que acarreta o endividamento. A principal dica é que os preços dos produtos sejam acompanhados com antecedência para certificar que o preço realmente é promocional, guardando os comprovantes com os valores (panfletos, prints de telas com a propaganda), e as informações do pedido quando finalizar a compra, como o valor do produto, frete e o prazo de entrega.

Além disso, a atenção deve ser redobrada quanto à disponibilização dos dados do fornecedor, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome da empresa, nos casos da compra on-line. Consulte, previamente, a lista de sites não recomendados no site da Fundação ProconSP: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Se a compra for efetuada à distância, ou seja, fora do estabelecimento comercial (pelo site, por exemplo), o consumidor tem assegurado o direito ao arrependimento, em que poderá desistir no prazo de 07 dias, a contar da data da compra ou da entrega do produto, com a devolução da quantia paga.Observando todos esses cuidados, o consumidor poderá usufruir dos descontos que a Black Friday pode oferecer e se proteger de eventuais promoções falsas.

Balanço de atendimentos

O Procon informa que no mês de outubro foram efetuados 496 atendimentos. Destes, 34% foram atendimentos oriundos do canal digital do Órgão ( www.proconpp.sp.gov.br).

Os assuntos mais reclamados foram quanto aos Serviços Essenciais de telefonia celular, principalmente em relação à cobrança indevida ou abusiva, e ainda, Serviços Privados como os relacionados à internet.

A orientação do Órgão para os consumidores é que sempre verifiquem os valores das faturas relacionados aos serviços, bem como se informem sobre os trabalhos inclusos na contratação. Caso haja dúvidas ou os indivíduos não reconheçam alguma cobrança, é necessário procurar primeiramente o atendimento do fornecedor, e se não houver informações ou atendimento, basta entrar em contato com o próprio Procon.

Serviço

O atendimento presencial do Procon ocorre de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes. Os serviços são ofertados para os consumidores residentes no município ou para os que adquiriram produtos ou serviços no comércio local.

Há limite de 25 atendimentos diários, organizado pela distribuição de senhas.Os cuidados com relação à prevenção da disseminação da Covid-19 ainda estão mantidos, bem como o uso de máscaras, distanciamento social e controle de entrada na sala de atendimento.

O Procon Municipal ainda recomenda que os consumidores utilizem o canal digital de atendimento, e deixem o presencial apenas àqueles que não possuem acesso à internet ou que têm dificuldades no acesso aos meios digitais.