Neste domingo, 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Secult), por meio do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), promoverá a peça teatral ‘Maria Peregrina’, às 16h, na Praça CEU, zona leste da cidade, com classificação livre e entrada gratuita.

A peça, do Grupo Soarte e texto de Luis Alberto de Abreu, apresenta características do teatro popular, que aborda referências como a Folia de Reis, e aborda o universo cultural do interior do estado de São Paulo. É um espetáculo que traz na sua dramaturgia momentos de drama e comédia e tem o objetivo de levar ao público entretenimento e reflexão.

O evento será realizado com apoio do Proac, Grupo Soarte, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Sinopse da peça: Um romeiro a caminho de Aparecida encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar sua identidade. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam, permitindo que a memória desta mulher misteriosa seja reconstruída. As histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.