Na manhã desta terça-feira (16/11), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência realizaram na área central de Presidente Prudente, ações de conscientização da preferência das pessoas autistas nas filas de estabelecimentos comerciais, bem como em lojas, bancos, lotéricas e supermercados. A atuação contou com a presença da secretária da Sedepp, Ana Paula Setti, do presidente do Condef (Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Salvador Cruz Neto, e do supervisor de cadastro, Milton Takao Mizukawa.

De acordo com Neto, a iniciativa tem como objetivo alertar a importância das placas aos lojistas e aos próprios indivíduos autistas, que muitas vezes, não possuem conhecimento do direito prioritário. “O atendimento preferencial é conhecido por contemplar idosos, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo e pessoas com deficiência. Entretanto, se esquecem dos autistas, que desde 2018 com a lei municipal 9.661 também foram incluídos e fazem parte da categoria”, explica.

“Entregamos para cada gerente a nova placa com o símbolo do autismo, a fim de disseminar a informação para todas as pessoas. A ação de hoje foi graças ao pedido de uma mãe que havia feito a solicitação, e abraçamos a ideia”, pontua.

É importante ressaltar que, um dos meios de identificar uma pessoa portadora do transtorno do espectro autista (TEA) é por meio da carteirinha PCD, laudo médico ou pelo uso do Colar de Girassol, símbolo internacional da deficiência não visível e que foi sancionado pelo prefeito Ed Thomas por meio da Lei nº 10.638/2021. O presidente da Condef acrescenta que “meios para a identificação desse público é o que não falta, o que necessita é a conscientização e o respeito pelos direito desses cidadãos”.

Para aqueles que possuem lojas, empresas ou quaisquer tipos de estabelecimentos que queiram a placa do atendimento presencial com a readequação do símbolo do autismo, basta enviar o pedido de solicitação para o e-mail inclusão@presidenteprudente.sp.gov.br. O telefone para mais informações é o (18) 3222-3221. (Colaboração- Isabela Gomes)