O prefeito Ed Thomas e a secretária municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini, recepcionaram nesta quarta-feira (06) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Bia Dória, que participaram do lançamento regional do programa “TODAS in-Rede” aos 32 municípios ligados à União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), incluindo Presidente Prudente. O evento foi realizado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.

Participaram da cerimônia a vice-presidente da Unipontal e prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Furlan, o presidente da Câmara, Demerson Dias, os vereadores Douglas Kato e Nathália Gonzaga, além da membro do comitê gestor da Rede Lucy Montoro, Fabiana Macedo, a coordenadora das Delegacias da Mulher no Estado, Jamile Ferrari, e representantes dos deputados estaduais Mauro Bragato e Ricardo Madalena.

Ao aderir ao programa, os municípios recebem vagas para capacitação dos profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e às mulheres com deficiência a oferta de cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia.

"O TODAS in-Rede é um programa que, além de beneficiar às mulheres com deficiência, sensibiliza a população em geral para garantir a qualidade de vida e inclusão social dessas mulheres. Estamos garantindo os direitos das mulheres com deficiência de Presidente Prudente e região”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

A Presidente do Fundo Social ressaltou a importância do programa. “Toda mulher merece e precisa ter acesso às informações sobre seus direitos, sejam relacionados a emprego, violência, empoderamento e autoestima, entre tantos outros. Estamos aqui para dar cada vez mais voz às mulheres com deficiência do estado de São Paulo”, disse Bia Doria.

O prefeito Ed Thomas enalteceu a iniciativa da pasta estadual e ressaltou que a população com deficiência precisa de oportunidade. “Se dermos oportunidade para que eles sejam inseridos verdadeiramente na sociedade, veremos que todos têm condições de transformar deficiência em eficiência”, declarou.

Durante a cerimônia, Bia Doria também anunciou o repasse de 6.800 cestas básicas para os municípios da região, como auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, até junho de 2021 foram registrados mais de 1,7 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site www.todasinrede.sp.gov.br .

Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/ .