A Prefeitura de Presidente Prudente executou ao longo do mês de setembro uma série de ações alusivas ao Dia Mundial de Prevenção ao suicídio. Foram atividades de valorização da vida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), executadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

As equipes trabalharam no decorrer do mês temas relacionados à saúde mental com os pacientes, como por exemplo, os trabalhos feitos pelo CAPS III Ana Jacinta, pelas ESFs Humberto Salvador e João Domingos Netto, além das atividades interativas no Maré Mansa, Jardim Leonor, Morada do Sol, Nova Prudente, Maracanã e Alvorada, que fizeram parte do Setembro Amarelo.

De acordo com a supervisora de Saúde Mental, Carolina Francisca de Faria Marani, “a ação de ‘parar o trânsito realizada pelo CAPS III Ana Jacinta possibilitou o retorno de três pacientes, que haviam abandonado o acompanhamento. As pessoas que passaram pela atividade foram sensibilizadas da importância do cuidado em saúde mental”, disse.

Conforme a supervisora, “através desta ação de parar o trânsito com faixas e orientação sobre o tema, pudemos fazer a divulgação do serviço e captação de novos pacientes”. “Tivemos um munícipe que não conhecia o serviço e buscou ajuda para seu sofrimento mental”, revela a supervisora.

“Outros resultados com certeza foram alcançados nesta ação do Setembro Amarelo, mostrando que é fundamental estarmos atentos para acolher, escutar e ajudar as pessoas em sofrimento mental, seja devido ao transtorno e/ou decorrente do uso de bebida alcoólica e drogas”, disse a supervisora.

No decorrer do mês de setembro, o Paço Municipal recebeu faixas da campanha ‘Setembro Amarelo’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, alertar os principais sintomas da depressão e sobre cuidados necessários da doença.