Na manhã desta quarta-feira (01/09), as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) e Secretaria do Meio Ambiente (Semea) realizam as últimas adequações na rotatória do Lar dos Meninos, na confluência entre as Avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Salim Farah Maluf e Rodovia Arthur Boigues Filho.

- Início Funcionamento em caráter de testes nesta quarta-feira (01/09)

Hoje pela manhã, já foram feitos testes rápidos nos semáforos. A previsão é que os semáforos comecem a funcionar em caráter de teste, a partir do final da tarde desta quarta-feira (01/09). A inauguração oficial da remodelação da rotatória e dos semáforos ocorrerá na semana de aniversário de Presidente Prudente.

No local, foram instalados oito conjuntos semafóricos no cruzamento das avenidas. Os semáforos contam com repetidores, ou seja, dois grupos focais, sendo um mais acima e outro mais abaixo, para melhorar a visibilidade do motorista.

Para ampliar a segurança, a Semob viabilizou no local reforço em toda sinalização, incluindo faixa de pedestre semaforizada, para reforçar segurança do pedestre, além de reforçar toda a sinalização horizontal.

Paralelamente, hoje as equipes da Semea concluem o trabalho de paisagismo com plantio das árvores com espécies adequadas ao local. Já foram realizados serviços de poda de árvores, em todo trecho da Avenida Salim Farah Maluf, nas proximidades da rotatória do Lar dos Meninos, para melhorar a visibilidade dos novos dispositivos semafóricos.

Os semáforos foram implantados no local visando à redução de acidentes, aumento na segurança, maior fluidez e conforto dos usuários das vias.

 

- Estudo técnico para implantação de semáforo no cruzamento de vias

Conforme os dados fornecidos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, foram contabilizados os acidentes ocorridos nos dois últimos anos no cruzamento e a cerca de 200 metros do local. No total foram registrados 21 acidentes no decorrer do ano de 2019, sendo sete com vitimas e 14 sem vítimas. Em 2020 foram 13 acidentes, sendo sete com vítimas e seis sem vitimas.

Outro ponto verificado foi o acúmulo de veículos. No estudo foi observado que a área de acúmulo de veículos no cruzamento é alta, com uma extensão média de aproximadamente 540 metros, principalmente nos horários de pico.

A Semob realizou estudo técnico para verificar a viabilidade de implantação de semáforo no cruzamento de vias. A área da rotatória indicada possui empreendimentos no entorno e duas avenidas que são vias arteriais, dando acesso a diversos bairros do município. Esses fatores contribuem para o aumento no fluxo de veículos e pedestres no local, o que diminui a fluidez do trânsito, principalmente nos horários de pico, aumentando o índice de acidentes e gerando desconforto para os usuários nas referidas vias.



Fonte: Secretaria de Comunicação