O prefeito Ed Thomas participou nesta última terça-feira (31/08) de uma videoconferência no gabinete, com a bióloga prudentina Bianca Ribeiro de Souza Sasaki, que foi premiada em Congresso Internacional de Uro-Oncologia. A videoconferência foi acompanhada pelo assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Jeferson Saviolo.

A bióloga, que morou mais de 15 anos em Presidente Prudente, reside atualmente em Campinas. Ela é mestra em Biociências e doutoranda em Biologia Celular e Estrutural pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas –Unicamp, onde integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Carcinogênese Urogenital e Imunoterapia.

A prudentina ganhou recentemente o segundo lugar dos melhores trabalhos científicos no XII Congresso Internacional de Uro-oncologia. Ela também ficou em primeiro lugar na edição anterior do mesmo congresso, de Uro-Oncologia, através do trabalho sobre a imunoterapia com o Oncotherad® para o tratamento do câncer na bexiga.

Os trabalhos com o medicamento têm apresentado que em pacientes com câncer de bexiga durante os dois anos de tratamento, em 79,3% dos casos o tumor não retornou.

Há inclusive uma paciente de Prudente em fase final de tratamento, Sandra Regina Jantorpe, 68 anos, que até o momento apresentou 100% de eficácia. Sandra foi diagnosticada com câncer de bexiga em agosto de 2019 e diz estar orgulhosa do tratamento que recebe na UNICAMP. Sandra é mãe do funcionário da Prefeitura, Michael Hellison Jantorpe Gomes, que também participou da videoconferência e falou do tratamento da sua mãe.

- Sobre o Tratamento OncoTherad®:

O OncoTherad® é o primeiro fármaco e a primeira imunoterapia brasileira, desenvolvida pelos Prof. Dr. Wagner José Fávaro do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB/UNICAMP) e Prof. Dr. Nelson Durán do Instituto de Química na UNICAMP, após mais de 13 anos de pesquisa na área de carcinogênese urogenital.

De acordo com os resultados, a imunoterapia com o OncoTherad® é capaz de impedir a recidiva do tumor devido às suas propriedades imunológicas e antitumorais, evitando ou adiando a necessidade de cirurgia como a cistectomia nesses pacientes.

Um total de 201 trabalhos científicos foram submetidos ao evento, sendo que 138 trabalhos foram selecionados para concorrerem aos 2 primeiros lugares. As duas posições foram conquistadas pela equipe com os trabalhos sobre o OncoTherad®.

O câncer de bexiga urinária representa a segunda doença maligna mais comum do trato urinário e, em torno de 70% dos casos, a doença é não-invasiva. No entanto, na maioria dos pacientes, os tumores recorrem em 4 anos após o tratamento e podem evoluir para o fenótipo invasivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só em 2018 foram diagnosticados 550 mil novos casos de câncer de bexiga.

Atualmente, a terapêutica padrão - a Onco BCG - está em falta no Brasil devido a interdição ocorrida em 2019 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ao laboratório produtor do medicamento por não cumprirem determinados requisitos técnicos de boas práticas. Já o tratamento com OncoTherad®, comprovadamente, possui efeitos colaterais mínimos e propicia aos pacientes uma melhor qualidade de vida.

Há estudos preliminares que indicam ainda que o OncoTherad®, aplicado em conjunto com antibióticos e corticoides, tornou o tratamento para o Covid-19 mais eficaz. O medicamento agora segue protocolos para prosseguir nas fases dos ensaios clínicos e, futuramente, estar disponível no mercado farmacêutico.